Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei Credito consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Sabores e aromas da Fronteira Sul em harmonia

Evento dia 25 mostra como harmonizar doces certificados de Pelotas e vinhos da Campanha

atualizado em: 25/10/18

Da Redação

COMPARTILHE

Dois dos mais famosos produtos da Fronteira Sul, os doces certificados de Pelotas e os vinhos da Campanha, pela primeira vez serão degustados em um evento de harmonização que, além de mostrar como fazer a combinação perfeita entre eles, também aproxima e valoriza a produção regional. Será nesta quinta-feira, dia 25, às 19h, no Point Eventos, em Pelotas (Rua Cel. Alberto Rosa, 611 – Centro). As vagas são limitadas e o valor do ingresso é R$ 35,00. Para mais informações e compra de ingresso ligar: (53) 98411-9432.

Sabores e aromas da Fronteira Sul em harmonia

O evento de enogastrosnomia é resultado de uma iniciativa da região que tem apoio do projeto Pelotas Turismo Cultural, do Sebrae RS, e que uniu a Associação de Produtoras de Doces de Pelotas, que produzem doces com IG – Indicação de Procedência, e a Associação de Vinhos da Campanha. O trabalho de harmonização foi coordenado pelo enólogo Maicon Farias Vieira, do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSUL). “O objetivo é valorizar e promover os doces e vinhos da região”, afirma a gestora de projetos do Sebrae Jussara Cruz Argoud. A ideia de aproximação, não apenas climática ou geográfica, mas também possibilitando o encontro de produtos, fomenta a atividade turística ao produzir harmonizações enogastronômicas entre doces tradicionais pelotenses e vinhos da Campanha.

Sabores e aromas da Fronteira Sul em harmonia 1

A produção dos doces de Pelotas, inicialmente difundida pela cultura portuguesa e, posteriormente, influenciada pela cultura negra, é reconhecida como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Na Campanha, a vitivinicultura está consolidada e com uma produção focada, basicamente, em vinhos finos e espumantes. Concebida pela primeira vez, a aproximação entre os dois produtos para harmonização de sabores e aromas foi feita a partir de 14 diferentes doces certificados – Panelinha, Camafeu, Queijadinha, Trouxa de Amêndoas, Fatia de Braga, Bem Casado, Broinha de Coco, Olho de Sogra, Quindim, Ninho, Amanteigado, Beijinho, Papo de Anjo e Pastel de Santa Clara.

A Associação de Vinhos da Campanha contribuiu com vinhos das associadas: Vinícola Campos de Cima, de Itaquí; Dunamis Vinhos e Vinhedos, Guatambú Estância do Vinho e Rigo Vinhedos e Olivais, de Dom Pedrito; Batalha Vinhas e Vinhos e Bueno Wines, de Candiota; Estancia Paraízo e Vinícola Peruzzo, de Bagé; Pueblo Pampeiro, de Santana do Livramento, e Bodega Sossego, de Uruguaiana. A indicação do vinho para harmonizar ficou por conta da própria vinícola, levando em conta apenas o contato feito previamente.

 

Dois exemplos de harmonizações

Bem Casado com vinho tinto Ideologia, da Batalha Vinhas e Vinhos, um assemblage feito com Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot. O doce é composto por dois discos de pão de ló, intercalados por uma porção de ovos moles, e coberto com fondant. No caso do vinho escolhido, a relação de quantidade de cada uma das uvas estabelece um equilíbrio notório, tornando o consumo prazeroso e tranquilo. Ao unirmos vinho e doce, a sedosidade toma conta da boca, não apresentando residual de nenhum dos dois produtos e valorizando a oposição criada.

Quindim com espumante Peruzzo Demi-sec, da Vinícola Peruzzo. O doce possui como matérias-primas gemas de ovos, açúcar e coco, e não consegue estabelecer um fácil casamento com os vinhos devido à alta quantidade de gemas de ovos que, em contato com a maioria dos vinhos, produz um sabor metalizado na boca. Contudo, com o vinho espumante Peruzzo Demi-sec, o que mais se sente é a sedosidade. O espumante, com um sabor levemente adocicado, adicionado de notas de frutas brancas levemente maduras, envolve-se ao Quindim equilibrando os sabores e, devido ao seu perlage intenso, limpa o palato de possíveis resíduos do coco que possam ainda permanecer na boca.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Julho de 2019

Próxima edição do Dito Efeito acontece em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

16 de Julho de 2019

Coopergov promove integração de planos de turismo na Costa Doce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/07/2019 16:06

Sebrae RS lança novas soluções para programa Pratique com turmas gratuitas

Sebrae RS Podcast 10/07/2019 11:10

Projeto AgroInnovation aproxima produtores rurais de novas tecnologias e inovação

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: