Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Sabores e aromas da Fronteira Sul em harmonia

Evento dia 25 mostra como harmonizar doces certificados de Pelotas e vinhos da Campanha

25/10/18

Da Redação

COMPARTILHE

Dois dos mais famosos produtos da Fronteira Sul, os doces certificados de Pelotas e os vinhos da Campanha, pela primeira vez serão degustados em um evento de harmonização que, além de mostrar como fazer a combinação perfeita entre eles, também aproxima e valoriza a produção regional. Será nesta quinta-feira, dia 25, às 19h, no Point Eventos, em Pelotas (Rua Cel. Alberto Rosa, 611 – Centro). As vagas são limitadas e o valor do ingresso é R$ 35,00. Para mais informações e compra de ingresso ligar: (53) 98411-9432.

Sabores e aromas da Fronteira Sul em harmonia

O evento de enogastrosnomia é resultado de uma iniciativa da região que tem apoio do projeto Pelotas Turismo Cultural, do Sebrae RS, e que uniu a Associação de Produtoras de Doces de Pelotas, que produzem doces com IG – Indicação de Procedência, e a Associação de Vinhos da Campanha. O trabalho de harmonização foi coordenado pelo enólogo Maicon Farias Vieira, do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSUL). “O objetivo é valorizar e promover os doces e vinhos da região”, afirma a gestora de projetos do Sebrae Jussara Cruz Argoud. A ideia de aproximação, não apenas climática ou geográfica, mas também possibilitando o encontro de produtos, fomenta a atividade turística ao produzir harmonizações enogastronômicas entre doces tradicionais pelotenses e vinhos da Campanha.

Sabores e aromas da Fronteira Sul em harmonia 1

A produção dos doces de Pelotas, inicialmente difundida pela cultura portuguesa e, posteriormente, influenciada pela cultura negra, é reconhecida como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Na Campanha, a vitivinicultura está consolidada e com uma produção focada, basicamente, em vinhos finos e espumantes. Concebida pela primeira vez, a aproximação entre os dois produtos para harmonização de sabores e aromas foi feita a partir de 14 diferentes doces certificados – Panelinha, Camafeu, Queijadinha, Trouxa de Amêndoas, Fatia de Braga, Bem Casado, Broinha de Coco, Olho de Sogra, Quindim, Ninho, Amanteigado, Beijinho, Papo de Anjo e Pastel de Santa Clara.

A Associação de Vinhos da Campanha contribuiu com vinhos das associadas: Vinícola Campos de Cima, de Itaquí; Dunamis Vinhos e Vinhedos, Guatambú Estância do Vinho e Rigo Vinhedos e Olivais, de Dom Pedrito; Batalha Vinhas e Vinhos e Bueno Wines, de Candiota; Estancia Paraízo e Vinícola Peruzzo, de Bagé; Pueblo Pampeiro, de Santana do Livramento, e Bodega Sossego, de Uruguaiana. A indicação do vinho para harmonizar ficou por conta da própria vinícola, levando em conta apenas o contato feito previamente.

 

Dois exemplos de harmonizações

Bem Casado com vinho tinto Ideologia, da Batalha Vinhas e Vinhos, um assemblage feito com Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot. O doce é composto por dois discos de pão de ló, intercalados por uma porção de ovos moles, e coberto com fondant. No caso do vinho escolhido, a relação de quantidade de cada uma das uvas estabelece um equilíbrio notório, tornando o consumo prazeroso e tranquilo. Ao unirmos vinho e doce, a sedosidade toma conta da boca, não apresentando residual de nenhum dos dois produtos e valorizando a oposição criada.

Quindim com espumante Peruzzo Demi-sec, da Vinícola Peruzzo. O doce possui como matérias-primas gemas de ovos, açúcar e coco, e não consegue estabelecer um fácil casamento com os vinhos devido à alta quantidade de gemas de ovos que, em contato com a maioria dos vinhos, produz um sabor metalizado na boca. Contudo, com o vinho espumante Peruzzo Demi-sec, o que mais se sente é a sedosidade. O espumante, com um sabor levemente adocicado, adicionado de notas de frutas brancas levemente maduras, envolve-se ao Quindim equilibrando os sabores e, devido ao seu perlage intenso, limpa o palato de possíveis resíduos do coco que possam ainda permanecer na boca.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Novembro de 2018

Estande coletivo na Feira Zero Grau atrai compradores

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2018

Gilberto Porcello Petry é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:25

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor encerra etapa regional na capital

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:20

São Francisco de Assis recebe Rodada Regional para produção local

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: