Mais buscados: Mei crEdito sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A Sala do Empreendedor de Cachoeirinha abriu suas portas há menos de um mês (no dia 22 de julho) mas, apesar do pouco tempo de atuação, já oferece todos os serviços necessários para receber a certificação do Sebrae RS, reconhecimento concedido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). E as expectativas são altas. “Nossa intenção é garantir o Selo Ouro”, revela Simoni Pereira do Nascimento Lamonatto, responsável pelo espaço, que funciona no prédio da Prefeitura, junto à Secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMSTDE).
São quatro as categorias de selo recebidas pelas Salas do Empreendedor: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Para cada uma há uma lista de pré-requisitos exigidos, que incluem serviços básicos, intermediários e avançados. O processo de avaliação em Cachoeirinha aconteceu no dia 17 de agosto e o resultado sai em outubro.
Até lá, a Sala vai seguir apoiando e facilitando a vida dos empreendedores, com apoio do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS. No local são oferecidos todos os serviços e soluções para os empreendedores de Cachoeirinha: atendimento MEI, serviços parceiros (atendimento do Corpo de Bombeiros sobre PPCIs, orientação jurídica pela OAB) e coworking (espaço compartilhado equipado com TV e computador).
Segundo Simoni, já há grande procura pelo espaço, apesar dos poucos dias de funcionamento e das divulgações recentes. Para se ter uma ideia, em julho foram abertas na cidade 319 empresas, sendo 275 MEIs. A grande vantagem da Sala é que está tudo concentrado em um mesmo endereço. Além dos já citados, há também serviços de vigilância sanitária, licenciamento ambiental e plantão fiscal, que ajuda empreendedores a resolverem questões tributárias e parcelamento de dívidas, com apoio de um fiscal fazendário.
E vem novidade por aí. “Nossa previsão é instalar um posto da Receita Federal dentro da sala, com atendimento específico para questões relacionadas à Receita”, antecipa Simoni. A Sala funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com apoio de sete servidores, que também fazem atendimento virtual por whatsapp e email.
Na avaliação da Secretária de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sueme Pompeo de Mattos, a importância da Sala do Empreendedor está na desburocratização para a abertura de novas empresas, facilitando processos para o pequeno e microempreendedor. “Além, da simplificação e do acesso facilitado, os empresários têm todas as informações em um único espaço, além de uma equipe treinada para dar orientações e informações de acordo com as dúvidas de quem procura a Sala”, reforça Sueme.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.