Mais buscados: MEI crEdito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A Sala do Empreendedor de Canela foi inaugurada oficialmente no dia 17 de agosto, no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela – Cidica, ofertando 26 serviços para micro e pequenas empresas locais. O espaço é resultado da cooperação entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, e já atende os empreendedores desde 26 de novembro de 2021, junto ao Cidica, na Rua São Francisco, Nº 199.
O secretário Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, destaca a importância da parceria público-privada para o crescimento econômico regional. “Antes mesmo da inauguração oficial, a Sala já atendeu mais de 1.800 empresários e foi responsável pela abertura de cerca de 500 empresas. Isso demonstra a sua importância para o desenvolvimento do município e para a melhoria do ambiente de negócios”.
De acordo com Melo, um dos grandes benefícios trazidos pela Sala é a unificação de todos os atendimentos em um único local, facilitando a vida do empreendedor. Ele lembra que, em 2016, o tempo estimado para abrir uma empresa na cidade era de 60 dias. “Hoje, em menos de uma hora está tudo resolvido”, comemora, destacando entre os serviços ofertados gratuitamente o atendimento completo para a formalização de empresas, a emissão de alvarás, a oferta de cursos capacitantes e todo o auxílio necessário aos empresários locais. “A regulamentação da Lei de Liberdade Econômica também contribui para movimentar a economia, outro avanço conquistado dentro do Eixo Desburocratização, do Programa Cidade Empreendedora”, reforça o secretário.
Presente na solenidade de inauguração, o prefeito Constantino Orsolin parabenizou mais uma conquista do programa Canela Cidade Empreendedora. “É muito bom ver mais uma ação aqui no Cidica, porque empreender é um ato de responsabilidade. Agradeço a todos os envolvidos por valorizar a produção intelectual e fomentar novos projetos”. A gestora de políticas públicas do Sebrae RS, Clara Salgado, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento municipal. “Queremos melhorar o ambiente para as pequenas empresas se tornarem mais competitivas no mercado, desburocratizando os processos e otimizando os empreendimentos”, explicou Clara.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.