Mais buscados: Mei credito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Qualificação profissional dos servidores e investimento em tecnologia. Essa é a receita que o Programa Cidade Empreendedora está adotando em Estância Velha como estratégia para facilitar a jornada dos empresários do município que buscam orientações para formalizar e expandir os negócios. Com uma média de 35 atendimentos por dia, a Sala do Empreendedor tem se consolidado como um ambiente sinônimo de desburocratização neste ano de 2021.
“É uma das bandeiras da nossa administração”, resume o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Müller. Segundo ele, ao longo do ano a instituição tem realizado um trabalho em conjunto com o Sebrae RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, visando à mudança gradativa da cultura local do empreendedorismo com foco na agilidade. “É um trabalho que evolui passo a passo e que certamente agrega valor e resultados para os empreendedores locais. Investir em pessoas é fundamental e, neste sentido, o Sebrae RS tem sido um parceiro muito importante”, explica.
Somente nos últimos meses, a Sala do Empreendedor passou por três importantes momentos: a capacitação da equipe de servidores do espaço na jornada JucisRS e no curso “Liderança Inspiradora do Agente de Desenvolvimento” – realizados respectivamente em novembro e outubro – além da implantação do novo software de atendimento. Conforme o Chefe do departamento de Indústria e Comércio do município, Gabriel Boll Berlitz, a ferramenta permite mais agilidade no processamento e na filtragem de informações para que as demandas dos empreendedores locais sejam administradas de forma mais assertiva.
Braço fundamental dentro da cultura de desburocratização – um dos quatro eixos centrais de atuação do Programa Cidade Empreendedora -, a Sala do Empreendedor funciona como um ambiente facilitador de atendimento aos empresários de micro e pequenas empresas. O espaço localizado dentro da Prefeitura Municipal oferece soluções para quem quer abrir um negócio, legalizar a sua atividade, além de oferecer orientação e capacitação gratuitas. Atualmente, o RS possui 146 Salas que são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 73% das MPES gaúchas.
Lançado oficialmente em Estância Velha no mês de abril, o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS tem no Eixo Desburocratização um de seus quatro pilares centrais de atuação. Entre outros avanços, ao longo dos meses de agosto e setembro, por exemplo, o foco do trabalho se ateve à regulamentação da Lei de Liberdade Econômica e elaboração das tabelas de classificação de risco, documentos que listam e elencam as diversas atividades que o município participa ativamente no contexto do empreendedorismo. Depois de passarem pelo Ministério da Economia (ME) para análise e aprovação, agora os documentos foram encaminhados para a Junta Comercial do município.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.