Mais buscados: Mei crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A Sala do Empreendedor de Gravataí recebeu, nesta quinta-feira, 23, a certificação Diamante, que é o mais alto grau da distinção concedida pelo Sebrae RS e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Após análise do reconhecimento entregue na 31ª Mercopar, em outubro de 2022, a FNQ deu ao município a nota máxima em todos os 24 requisitos, que medem a qualidade do atendimento. Um dos destaques disponibilizados pelo município é a plataforma Tudo Fácil, por meio da qual é possível abrir uma empresa de baixo risco em até dez minutos.
A nova classificação veio após a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), pasta responsável pela Sala do Empreendedor, solicitar a reavaliação dos critérios que haviam conferido a Gravataí o Selo Ouro. “O Diamante é nosso e isso mostra o compromisso do governo com os empreendedores e com a geração de empregos em Gravataí. Emprego é prioridade”, disse o prefeito Luiz Zaffalon.
Em 2021, Gravataí chegou pela primeira vez à certificação Ouro, evoluindo duas categorias em relação à primeira premiação, em 2020, quando a cidade foi Selo Bronze. “Tínhamos certeza de que estava tudo certo. Todas as melhorias que eles nos sinalizaram para fazer no ano anterior foram corrigidas e, por isso, pedimos a reavaliação e fomos reconhecidos da maneira correta”, complementou o titular da SMDET, João Maria de Campos.
O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, começou dizendo que fez questão de estar presente com os demais integrantes da equipe pelo reconhecimento à grande parceria entre o Município de Gravataí e o Sebrae RS, destacando como de extrema importância as entregas realizadas pela Sala do Empreendedor. “E a consequência desse trabalho é ratificada pela certificação Diamante”, ressaltou. Godoy também destacou os números do município que, hoje, conta com mais de 41 mil empresas ativas, sendo que destas, 22 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs).
Ao longo dos últimos anos, Gravataí vem se tornando um polo de investimentos no RS. Com localização privilegiada, o município é servido por importantes rodovias, como a BR-290 e a ERS-118, que liga Gravataí à BR-116, e entre a Serra e o Litoral, pontos decisivos na hora de uma empresa decidir instalar-se em Gravataí.
A solenidade, que aconteceu no final da tarde, no Gabinete do Prefeito, contou ainda com a presença dos demais secretários municipais, do gerente da Regional Metropolitana do Sebrae RS, Paulo Bruscato; do gestor estadual das Salas do Empreendedor do RS, Márcio Benedusi; da gestora de Projetos do Sebrae RS Regional Metropolitana, Helena Perinotti; e do analista de Políticas Públicas do Sebrae RS, Guilherme Osório
Sobre a certificação
Resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS, o processo de certificação entregou aos municípios os troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs na hora de abrir um negócio, oferecer consultorias e capacitação, as Salas do Empreendedor destaque atenderam a uma criteriosa metodologia de avaliação.
Hoje, existem 196 Salas do Empreendedor em todo o Rio Grande do Sul, que impactam 84% das micro e pequenas empresas gaúchas. No ano passado, alguns novos critérios foram incluídos para a certificação, como a presença das Salas nas redes sociais, para o selo Bronze; e a realização de curso sobre a Lei de Liberdade Econômica pelo responsável da Sala, para o selo Diamante.
A regional metropolitana, responsável pelo atendimento do Município de Gravataí, atende 37 municípios, sendo que 22 possuem a Sala do Empreendedor, beneficiando 95% das MPES da região.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.