Mais buscados: mEI credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Pelo segundo ano consecutivo, a Sala do Empreendedor de Rio Grande conquistou o Selo Diamante, certificação máxima concedida pelo Sebrae RS e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A distinção foi entregue no dia 19/10, durante evento na 31ª Mercopar, em Caxias do Sul, que reconheceu um número recorde de 119 cidades que se destacaram na excelência do atendimento aos empreendedores locais.
Para o prefeito Fábio Branco, fomentar o desenvolvimento e a geração de empregos é a tarefa número um de qualquer governo. “Em Rio Grande, buscamos isso por meio da desburocratização e da simplificação de processos. Quanto menos o empreendedor perder tempo com burocracia, mais ele poderá trabalhar pelo desenvolvimento do seu negócio. É isso que buscamos com a Sala do Empreendedor, que felizmente foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo”, afirma.
Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor e Redesim, Elisandra da Rosa Luvier, a Sala contribui para o ambiente de empreendedorismo. “É um espaço que atua para facilitar o acesso e aproximar o empreendedor e a prefeitura como parceiros para o desenvolvimento local, trazendo visibilidade e oportunidades de mudança e inovação”, afirma.
De acordo com ela, entre os principais fatores que contribuíram para a conquista da certificação estão: o comprometimento da equipe; atualização e revisão de fluxos, processos e normas; capacitação contínua das equipes e gestores; parceria e proximidade com agentes externos como Corpo de Bombeiros e instituições de crédito e integração com outras diversas secretarias e setores da prefeitura. “A missão da Sala do Empreendedor do Rio Grande é alavancar a economia do município e institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para qualificar o ambiente de negócios da cidade”, reforça Elisandra.
Sobre a certificação
Resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS, o processo de certificação entregou aos municípios os troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs na hora de abrir um negócio, oferecer consultorias e capacitação, as Salas do Empreendedor destaque atenderam a uma criteriosa metodologia de avaliação.
Hoje, existem 172 desses espaços em todo o Rio Grande do Sul, que impactam 81% das micro e pequenas empresas gaúchas. Neste ano, alguns novos critérios foram incluídos para a certificação, como a presença das Salas nas redes sociais, para o selo Bronze; e a realização de curso sobre a Lei de Liberdade Econômica pelo responsável da Sala, para o selo Diamante.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.