Mais buscados: Mei Credito SEI BOAS PRATICAS consultoria
Da Redação
Em 2023, a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), por meio da Sala do Empreendedor de Rio Grande teve um papel fundamental no crescimento e na formalização dos médios e pequenos negócios. A Sala do Empreendedor conta com o apoio de consultorias desde 2021, através do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Sebrae RS e a Prefeitura de Rio Grande. Somente no ano passado mais de 1 mil empresas foram abertas no município e no acumulado do triênio (2021-2023) este número passa de 4mil negócios abertos, totalizando um crescimento de 25%.
Dessa forma, Paola Braga, secretária adjunta da SMDIT destaca este resultado está ligado à significativa melhoria no ambiente de negócios do município, uma vez que Rio Grande tem 958 CNAEs classificados como Baixo Risco, tornando-se o 6º município menos burocrático do Brasil para abertura de empresa. Além disso, ela destaca que se Rio Grande continuar nesta tendência, dobrará sua capacidade produtiva em uma década.
Com este olhar de desburocratização, Elisandra Luvier, Superintendente de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, pontua outros resultados que foram potencializados através da Sala do Empreendedor:
Redução do Tempo de Viabilidade
Redução no Tempo de Registro de Empresas
Redução no Tempo de Abertura de Empresas (viabilidade + registro)
Para Luvier, esses avanços comprovam a celeridade e a transparência no fluxo dos processos, o que facilita a aproximação entre o Executivo Municipal, via Sala do Empreendedor, e os empresários.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Luciane Compiani Branco, “A Lei de Liberdade Econômica otimizou muitos negócios pois ela parte do princípio da confiabilidade. Então isso faz com que haja uma maior agilidade nesse atendimento às empresas. A desburocratização veio exatamente para isso, para que a gente possa dar celeridade àquelas pessoas, aqueles empreendedores que estão investindo no município. Para mim, já passei pela Secretaria de Assistência Social, é o maior projeto social, poder crescer no município, numa cidade, o empreendedorismo, os negócios, porque gera emprego, gera renda e é isso que nós precisamos.”
Com apoio do Sebrae RS, os ambientes juntos às Prefeituras municipais buscam facilitar o processo de abertura, regularização e gestão de pequenos negócios, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões em que atuam. A Sala do Empreendedor é parte do Eixo de Desburocratização do Cidade Empreendedora dos municípios que integram o Programa.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.