Mais buscados: Mei credito Sei Boas práticas consultoria
Da Redação
São Leopoldo – A partir desta segunda-feira, 28 de março, a Sala do Empreendedor, espaço mantido pelo município de São Leopoldo e localizado nas dependências da Prefeitura Municipal (avenida Dom João Becker, 754) irá atender ao Microempreendedor Individual (MEI) no que se refere à registro, baixas e declarações anuais. O atendimento no local ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h. Ao SEBRAE/RS caberá focar esforços na capacitação deste empreendedor para que ele esteja preparado para atuar no mercado. A iniciativa é viabilizada por meio de convênio de cooperação técnica, firmado entre as instituições, e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico local, simplificar processos e facilitar o dia a dia do empreendedor.
O gerente da Regional Vale do Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Copetti, explica que a Prefeitura de São Leopoldo trabalhará na formalização do MEI e o SEBRAE/RS na qualificação deste público através de cursos, oficinas e palestras. Conforme Copetti, esta parceria irá possibilitar que o empreendedor tenha o apoio necessário após a sua formalização. “Não basta apenas orientarmos quanto à abertura de sua empresa. Para que consigam se desenvolver como empresários, até mesmo passarem ao patamar de microempresa ou empresa de pequeno porte, é fundamental trabalharmos para capacitá-los”, disse. O funcionário que atuará na Sala do Empreendedor atendendo, especificamente, ao MEI está sendo qualificado pelo SEBRAE/RS há cerca de três meses.
Copetti ressalta, ainda, como São Leopoldo vem se destacando no apoio ao empreendedorismo, criando um ambiente favorável para o surgimento de novas empresas e também para o desenvolvimento daquelas já existentes. “A implementação da Lei Geral da MPE, da REDESIMPLES, e a própria Sala do Empreendedor são ações que trazem benefícios não só para os empresários, mas para a sociedade em geral, gerando desenvolvimento e crescimento econômico”. Em São Leopoldo há 7.200 MEIs registrados.
Sobre o MEI
O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser MEI, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter a participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: www.portaldoempreendedor.gov.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.