Mais buscados: MEi credito SEI Boas Praticas Consultoria
Da Redação
Quando ingressou no Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS, o município de Sapiranga não imaginava que, em apenas um ano, veria sua Sala do Empreendedor passar do nível Bronze para o Ouro. Agora, com novos serviços, como a emissão de alvarás eletrônicos, trabalha para alcançar a certificação Diamante, que confere a máxima honraria em relação à qualidade do atendimento prestado.
Em uma pesquisa de satisfação realizada entre março e maio deste ano, com os mais de 500 empresários atendidos no espaço, a Sala do Empreendedor de Sapiranga recebeu nota 4,9 de 5,0. “Desde sua criação, em 2016, a Sala vem aprimorando os serviços oferecidos, com modernização e desburocratização dos processos, o que contribui para o aumento constante da confiança dos clientes em nosso trabalho”, comemora o titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia (SMICT) de Sapiranga, José Della dos Santos.
Além da abertura de empresas de modo rápido e simples, o órgão também disponibiliza assistência para diversas áreas do negócio, como vigilância sanitária, administração fazendária, Corpo de Bombeiros, assessoria jurídica e meio ambiente. Aberto de segunda a sexta-feira, o Coworking da Sala do Empreendedor é um ambiente para que os micro e pequenos empresários façam reuniões, palestras e outras atividades, com acesso a computadores e internet, sem custo algum.
A qualificação da equipe passa, conforme Santos, principalmente pelas consultorias especializadas oferecidas pelo Cidade Empreendedora. Para exemplificar, em apenas um ano de mudança no sistema de alvarás, a Prefeitura já emitiu mais de 1 mil licenças de funcionamento, sendo a maioria relacionada aos setores de indústria, comércio e serviços.
“O Programa tem nos permitido avançar na promoção de ações estratégicas para a geração de emprego e renda no município. A desburocratização dos processos para o crescimento socioeconômico e a atração de novos negócios são os principais objetivos da Sala do Empreendedor. A partir do esforço de todos, acredito que logo seremos Selo Diamante”, ressalta Santos.
O processo de certificação das Salas do Empreendedor é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Julho de 2025Salas do Empreendedor da Região Noroeste superam 33 mil atendimentos no 1º semestre de 2025
SAIBA MAIS17 de Julho de 2025
Sebrae RS lança programa para impulsionar vendas de startups no estado
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.