Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Salão da Inovação da Mercopar recria linha de montagem no Desafio de Robôs Indústria 4.0

Competição é voltada a estudantes dos níveis médio, técnico e superior

03/10/17

Da Redação

COMPARTILHE

Caxias do Sul/RS – Os conceitos e as potencialidades da Indústria 4.0 estão sendo explorados por estudantes no Salão da Inovação. O espaço, que pode ser visto na 26ª edição da Mercopar, recebe o Desafio de Robôs Indústria 4.0, reunindo estudantes dos níveis médio, técnico e superior. Trabalhado por cinco equipes, eles têm a missão de desenvolver processos e soluções em uma linha de montagem que simula a fabricação de um carro. A melhor equipe será premiada na quinta-feira (5).

Salão da Inovação: desafio na Indústria 4.0 (Foto: Eduardo Rocha)

Cada uma das equipes ocupa uma ilha de trabalho. O objetivo é automatizar as tarefas específicas de sua estação e a comunicação com as outras estações. Apesar de receberem instruções gerais sobre o trabalho a ser desenvolvido, os estudantes devem definir a forma como executarão as tarefas. “As mesas são interativas e eles devem pensar a realização da tarefa sempre tendo em mente os conceitos da Indústria 4.0. Esse é um dos critérios no qual eles são avaliados”, ressalta Gustavo Moreira, técnico da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do SEBRAE/RS.

As equipes misturam estudantes de diferentes níveis. Participam do desafio alunos da Universidade Federal de Pelotas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, do Colégio Marista, e do Senai/RS. “Eles têm total autonomia para pensarem como irão resolver cada tarefa recebida. A mistura entre estudantes de perfis diferentes também permite uma troca maior de conhecimentos”, afirma a coordenadora do polo Marista de Formação Tecnológica, Marcia Beatris Broc.

Ao final do desafio cada equipe deverá apresentar um projeto. Além da qualidade da execução da tarefa e das soluções encontradas pela equipe, os avaliadores também levarão em consideração a forma como elas utilizaram os conceitos da Indústria 4.0 em suas iniciativas. “Avaliamos a engenharia utilizada por eles, o trabalho de pesquisa, e, principalmente, as conexões que eles fazem com a Indústria 4.0”, complementa Marcia.

A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br ou pelos telefones (54) 3222-7542 ou (54) 3222-7583.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Julho de 2018

O que a NRA Show ensinou aos empresários

SAIBA MAIS

 

19 de Julho de 2018

Resultados de 2017 superados no 3º dia da Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: