Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Salão do Empreendedor Rural estreia com sucesso na Expointer

atualizado em: 04/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa integrada da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS registrou mais de 13 mil atendimentos, um aumento de 68% em comparação a 2015

Da Redação

Durante os nove dias da mostra, o Salão do Empreendedor Rural contou com extensa programação (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – O Salão do Empreendedor Rural, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, fez a sua estreia na Expointer 2016 registrando bons resultados. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o espaço chamou a atenção dos visitantes da feira e contabilizou mais de 13 mil atendimentos, entre empreendedores, interessados em empreender e produtores rurais, um aumento de 68% em relação a 2015. Durante os nove dias da 39ª edição da Expointer, o Salão do Empreendedor Rural contou com uma extensa programação que incluiu tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, espaço de inovação e tecnologia, além das tradicionais Vitrines da Carne e dos Alimentos.

Presidente Sperotto ressaltou a parceria das três entidades durante a coletiva de imprensa organizada pela Farsul (Foto: Fagner Almeida)

“Acredito que atingimos nosso grande objetivo que era orientar o produtor rural a conduzir seus negócios utilizando práticas de planejamento, sistemas de controle, indicadores que medem o desempenho e a evolução da empresa, sempre com foco no resultado”, avalia o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto. Segundo o dirigente, instituições como FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS precisam focar mais seus esforços em ajudar o produtor a perceber-se como empresário, e gerir sua propriedade utilizando aspectos da administração que podem levá-lo a atingir melhores resultados de produtividade e rentabilidade.

Um dos destaques do Salão do Empreendedor Rural foi o Espaço Temático que ressaltou quatro importantes segmentos do agronegócio gaúcho: apicultura, olericultura, fruticultura e olivicultura. Nestas áreas teve enfoque toda a cadeia produtiva e, como tendência, foi abordado o forte avanço da olivicultura, que deixou de ser uma aposta para tornar-se uma das mais promissoras culturas do agronegócio gaúcho e, aos poucos, modifica a paisagem de algumas regiões do Rio Grande do Sul. Para explorar o universo da olericultura, óculos 3D permitiram um passeio virtual por uma estufa, simulando o cultivo protegido de hortaliças. Neste ambiente cerca de 1.416 pessoas foram atendidas.

Na Arena do Conhecimento, o visitante teve acesso a palestras e troca de experiências para melhoria de sua propriedade. Entre os temas abordados destaque para energia sustentável, gestão da propriedade, empreendedorismo, ovinocultura e turismo rural. Também foram explorados assuntos específicos dos segmentos priorizados no Salão do Empreendedor. Participaram das palestras mais de 454 pessoas.

A programação compreendeu, ainda, a já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da FARSUL. Com o objetivo de valorizar a qualidade da carne gaúcha, o espaço apresentou ao público técnicas empregadas para o melhor aproveitamento do produto, como métodos de desossa de carcaças de bovinos, bubalinos, ovinos e suínos e sugestões de preparo. A novidade deste ano foi a participação da raça Charolês, que se juntou à Angus, Devon, Hereford e Braford. A Vitrine dos Alimentos, do SENAR-RS, destacou-se com oficinas abordando o preparo de receitas saudáveis e diferenciadas. Nesta edição, foram desenvolvidos pratos utilizando hortaliças, frutas, mel, olivas e milho, recursos de valor acessível e facilmente encontrados, os quais fazem parte das cadeias produtivas atendidas pelo Juntos para Competir. As duas dinâmicas realizadas durante a feira reuniram 4.774 pessoas.

No espaço de Tecnologia e Inovação 1.381 visitantes tiveram acesso a demonstrações de práticas de sistemas de irrigação, agricultura de precisão, uso de drones e energia sustentável para a propriedade rural. As empresas Sevenia, Energia Direta e Gás Service Industrial expuseram seus produtos no ambiente da energia sustentável.

Também no Salão do Empreendedor Rural, técnicos prestaram atendimento gratuito aos visitantes. O espaço, que contabilizou a participação de 108 pessoas, contou com atendimento geral e especializado para o produtor rural com foco em dois aspectos: verificação do nível de gestão na propriedade e avaliação das condições para iniciarem outra atividade. Outros 192 visitantes procuraram informações no espaço do Turismo Rural, destinado àqueles produtores com interesse em abrir as porteiras de suas propriedades e investir no segmento.

Superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, apresentou à imprensa os números do Salão do Empreendedor Rural

O diretor-superintendente do SEBRAE-RS, Derly Fialho, também dedica o sucesso do Salão do Empreendedor Rural ao conceito utilizado em toda a estrutura do local que, desde a entrada com plantas e árvores frutíferas, acolhia visitantes e produtores rurais, estimulando a interação com as informações disponibilizadas pela equipe técnica. “E essa atitude de fazer diferente nos trouxe reconhecimento dos visitantes, das entidades que estiveram no Salão do Empreendedor Rural e também da Imprensa que destacou nossas ações durante os nove dias da feira”, acrescentou Fialho.

Produtores rurais vieram do Interior

Outra iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, foi viabilizar a participação gratuita de 2.191 produtores rurais provenientes de 52 municípios de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Conforme o gerente setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler, o foco deste ano foram os produtores que ainda não fazem parte do Juntos para Competir mas que, pelas suas atividades, podem aderir à iniciativa que impulsiona o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Estado.

Ações Complementares

No Salão do Empreendedor Rural, os visitantes também receberam a revista ‘Tendências e Oportunidades’ e a cartilha ‘O que o produtor rural quer saber’, além de frutas como maçãs e bergamotas. Esta ação atingiu 1.326 pessoas. Pelo parque, técnicos do Juntos para Competir abordaram 1.848 produtores rurais com o objetivo de apresentar e explicar as vantagens e benefícios de participar do programa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: