Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Salão do Empreendedor Rural estreia com sucesso na Expointer

atualizado em: 04/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa integrada da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS registrou mais de 13 mil atendimentos, um aumento de 68% em comparação a 2015

Da Redação

Durante os nove dias da mostra, o Salão do Empreendedor Rural contou com extensa programação (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – O Salão do Empreendedor Rural, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, fez a sua estreia na Expointer 2016 registrando bons resultados. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o espaço chamou a atenção dos visitantes da feira e contabilizou mais de 13 mil atendimentos, entre empreendedores, interessados em empreender e produtores rurais, um aumento de 68% em relação a 2015. Durante os nove dias da 39ª edição da Expointer, o Salão do Empreendedor Rural contou com uma extensa programação que incluiu tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, espaço de inovação e tecnologia, além das tradicionais Vitrines da Carne e dos Alimentos.

Presidente Sperotto ressaltou a parceria das três entidades durante a coletiva de imprensa organizada pela Farsul (Foto: Fagner Almeida)

“Acredito que atingimos nosso grande objetivo que era orientar o produtor rural a conduzir seus negócios utilizando práticas de planejamento, sistemas de controle, indicadores que medem o desempenho e a evolução da empresa, sempre com foco no resultado”, avalia o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto. Segundo o dirigente, instituições como FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS precisam focar mais seus esforços em ajudar o produtor a perceber-se como empresário, e gerir sua propriedade utilizando aspectos da administração que podem levá-lo a atingir melhores resultados de produtividade e rentabilidade.

Um dos destaques do Salão do Empreendedor Rural foi o Espaço Temático que ressaltou quatro importantes segmentos do agronegócio gaúcho: apicultura, olericultura, fruticultura e olivicultura. Nestas áreas teve enfoque toda a cadeia produtiva e, como tendência, foi abordado o forte avanço da olivicultura, que deixou de ser uma aposta para tornar-se uma das mais promissoras culturas do agronegócio gaúcho e, aos poucos, modifica a paisagem de algumas regiões do Rio Grande do Sul. Para explorar o universo da olericultura, óculos 3D permitiram um passeio virtual por uma estufa, simulando o cultivo protegido de hortaliças. Neste ambiente cerca de 1.416 pessoas foram atendidas.

Na Arena do Conhecimento, o visitante teve acesso a palestras e troca de experiências para melhoria de sua propriedade. Entre os temas abordados destaque para energia sustentável, gestão da propriedade, empreendedorismo, ovinocultura e turismo rural. Também foram explorados assuntos específicos dos segmentos priorizados no Salão do Empreendedor. Participaram das palestras mais de 454 pessoas.

A programação compreendeu, ainda, a já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da FARSUL. Com o objetivo de valorizar a qualidade da carne gaúcha, o espaço apresentou ao público técnicas empregadas para o melhor aproveitamento do produto, como métodos de desossa de carcaças de bovinos, bubalinos, ovinos e suínos e sugestões de preparo. A novidade deste ano foi a participação da raça Charolês, que se juntou à Angus, Devon, Hereford e Braford. A Vitrine dos Alimentos, do SENAR-RS, destacou-se com oficinas abordando o preparo de receitas saudáveis e diferenciadas. Nesta edição, foram desenvolvidos pratos utilizando hortaliças, frutas, mel, olivas e milho, recursos de valor acessível e facilmente encontrados, os quais fazem parte das cadeias produtivas atendidas pelo Juntos para Competir. As duas dinâmicas realizadas durante a feira reuniram 4.774 pessoas.

No espaço de Tecnologia e Inovação 1.381 visitantes tiveram acesso a demonstrações de práticas de sistemas de irrigação, agricultura de precisão, uso de drones e energia sustentável para a propriedade rural. As empresas Sevenia, Energia Direta e Gás Service Industrial expuseram seus produtos no ambiente da energia sustentável.

Também no Salão do Empreendedor Rural, técnicos prestaram atendimento gratuito aos visitantes. O espaço, que contabilizou a participação de 108 pessoas, contou com atendimento geral e especializado para o produtor rural com foco em dois aspectos: verificação do nível de gestão na propriedade e avaliação das condições para iniciarem outra atividade. Outros 192 visitantes procuraram informações no espaço do Turismo Rural, destinado àqueles produtores com interesse em abrir as porteiras de suas propriedades e investir no segmento.

Superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, apresentou à imprensa os números do Salão do Empreendedor Rural

O diretor-superintendente do SEBRAE-RS, Derly Fialho, também dedica o sucesso do Salão do Empreendedor Rural ao conceito utilizado em toda a estrutura do local que, desde a entrada com plantas e árvores frutíferas, acolhia visitantes e produtores rurais, estimulando a interação com as informações disponibilizadas pela equipe técnica. “E essa atitude de fazer diferente nos trouxe reconhecimento dos visitantes, das entidades que estiveram no Salão do Empreendedor Rural e também da Imprensa que destacou nossas ações durante os nove dias da feira”, acrescentou Fialho.

Produtores rurais vieram do Interior

Outra iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, foi viabilizar a participação gratuita de 2.191 produtores rurais provenientes de 52 municípios de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Conforme o gerente setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler, o foco deste ano foram os produtores que ainda não fazem parte do Juntos para Competir mas que, pelas suas atividades, podem aderir à iniciativa que impulsiona o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Estado.

Ações Complementares

No Salão do Empreendedor Rural, os visitantes também receberam a revista ‘Tendências e Oportunidades’ e a cartilha ‘O que o produtor rural quer saber’, além de frutas como maçãs e bergamotas. Esta ação atingiu 1.326 pessoas. Pelo parque, técnicos do Juntos para Competir abordaram 1.848 produtores rurais com o objetivo de apresentar e explicar as vantagens e benefícios de participar do programa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: