Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Salão do Empreendedor vai encantar os visitantes da 41ª Expointer

Espaço dará destaque para as cadeias produtivas da soja, bovinocultura de corte e vinicultura.

atualizado em: 09/08/18

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – A maior feira agropecuária da América Latina, a Expointer, chega a sua 41ª edição entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro. Ocupando boa parte do Pavilhão Internacional, o Salão do Empreendedor deverá ser um dos destaques para os visitantes que circularem pela feira. O espaço é uma iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, além de parceiros, como a Fecomércio/Senac-RS, o Fiergs/Senai-RS e a Embrapa.

O Salão do Empreendedor reúne público do campo e da cidade (Foto: Giovani Vieira)

Planejado tendo como referência o conceito ‘Do Campo à Mesa’, o Salão do Empreendedor pretende esclarecer aos visitantes da Expointer sobre como atuam inúmeras micro e pequenas empresas que compõem as cadeias produtivas de três grandes segmentos do agronegócio gaúcho: a de carne, dos vinhos e de espumantes, e da soja. Para a completa visão de como o Estado se tornou referência nessas três áreas, uma novidade também chega em formato tecnológico: pela primeira vez, estarão no Salão do Empreendedor 15 startups que desenvolvem serviços específicos para a produção rural. Nove delas são ligadas ao Programa Startup Agrotech, lançado em 2018 pelo Sebrae RS. As outras já integraram ou ainda estão no Programa StartupRS, iniciado em 2015.

O presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gedeão Pereira, observa que em todas as atividades do agronegócio, no mundo todo, o uso intenso de tecnologia é uma realidade que resulta em altos índices de produtividade aliada à qualidade. “É muito importante nosso trabalho e de tantas outras organizações que conseguem se aproximar das inovações e proporcionar aos produtores rurais o acesso, estímulo ao uso e conquistas de bons resultados a partir das iniciativas das startups”, destaca.

O Salão do Empreendedor terá uma estrutura de 800 m² convidativos para todo o público da Expointer. Em uma espécie de mercearia-modelo serão expostos os diferentes produtos resultantes e com valor agregado das três cadeias selecionadas. No local, que incentiva a interação, o visitante poderá conhecer a história da criação de gado nos campos gaúchos, as técnicas aplicadas, as melhorias que são utilizadas para qualificar rebanhos, visualizar a grande variedade de alimentos e outros produtos derivados da soja, além de aprender sobre a diversidade dos rótulos de vinhos e espumantes gaúchos. Nesse item, haverá explicações sobre as diferenças de uvas, processos e regiões, demostrando as vantagens dos diferentes “terroir” do Estado.

Excelência da carne gaúcha

A Vitrine da Carne Gaúcha é uma das atrações mais visitada da Expointer nos últimos dez anos e tem por objetivo valorizar a excelência da carne gaúcha. No local, o público pode acompanhar demonstrações de consultores em desossa e cortes de carnes, e apresentações de técnicos das associações de raças produtoras de carnes selecionadas. Nas oficinas eles ensinam, ao vivo, técnicas para desossa e apresentação de diferentes cortes e opções de preparo de carnes. São trabalhadas carcaças de ovinos, suínos e bovinos, conforme programação previamente divulgada. As demonstrações acontecem no Pavilhão Internacional, em frente à Praça Central. A Vitrine da Carne Gaúcha é uma iniciativa da Farsul e integra o Salão do Empreendedor.

Confira um pouco sobre as cadeias produtivas que estarão representadas na Expointer:

Bovinocultura de Corte
A vocação pecuária do Rio Grande do Sul, a produção de carne de qualidade e a relevância dessa cadeia para a economia do Estado serão alguns dos pontos que o público visitante verá em destaque. A conexão com a gastronomia e as possibilidades da harmonização com o mundo dos vinhos e espumantes também estarão no Salão do Empreendedor.

Vinicultura (somente vinhos e espumantes)
Estão presentes 30 empresas produtoras de vinhos e espumantes do Rio Grande do Sul. A ideia é divulgar dados e regiões produtoras, mostrar rótulos premiados, novidades e lançamentos. Será possível conhecer uma vinícola modelo e as tecnologias usadas para produção de vinhos finos, além de participar de oficinas de harmonização.

Soja
De grande relevância econômica para o Estado, a parte que mostra a soja é um pouco diferente. As micro e pequenas empresas que atuam com ela, na sua maioria, são integrantes da cadeia produtiva antes das fazendas. Isto é, trabalham com máquinas e equipamentos, caminhões ou armazenamento, fertilizantes e agroquímicos, embalagens, etc.. No Salão do Empreendedor, os visitantes terão oportunidade de vislumbrar o impacto econômico dessa cultura no RS, a variedade de produtos e subprodutos da soja, além de conhecer tecnologias de ponta utilizadas na agricultura de precisão, bem como o uso de drones na atividade.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: