Mais buscados: Mei credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – A maior feira agropecuária da América Latina, a Expointer, chega a sua 41ª edição entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro. Ocupando boa parte do Pavilhão Internacional, o Salão do Empreendedor deverá ser um dos destaques para os visitantes que circularem pela feira. O espaço é uma iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, além de parceiros, como a Fecomércio/Senac-RS, o Fiergs/Senai-RS e a Embrapa.
Planejado tendo como referência o conceito ‘Do Campo à Mesa’, o Salão do Empreendedor pretende esclarecer aos visitantes da Expointer sobre como atuam inúmeras micro e pequenas empresas que compõem as cadeias produtivas de três grandes segmentos do agronegócio gaúcho: a de carne, dos vinhos e de espumantes, e da soja. Para a completa visão de como o Estado se tornou referência nessas três áreas, uma novidade também chega em formato tecnológico: pela primeira vez, estarão no Salão do Empreendedor 15 startups que desenvolvem serviços específicos para a produção rural. Nove delas são ligadas ao Programa Startup Agrotech, lançado em 2018 pelo Sebrae RS. As outras já integraram ou ainda estão no Programa StartupRS, iniciado em 2015.
O presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gedeão Pereira, observa que em todas as atividades do agronegócio, no mundo todo, o uso intenso de tecnologia é uma realidade que resulta em altos índices de produtividade aliada à qualidade. “É muito importante nosso trabalho e de tantas outras organizações que conseguem se aproximar das inovações e proporcionar aos produtores rurais o acesso, estímulo ao uso e conquistas de bons resultados a partir das iniciativas das startups”, destaca.
O Salão do Empreendedor terá uma estrutura de 800 m² convidativos para todo o público da Expointer. Em uma espécie de mercearia-modelo serão expostos os diferentes produtos resultantes e com valor agregado das três cadeias selecionadas. No local, que incentiva a interação, o visitante poderá conhecer a história da criação de gado nos campos gaúchos, as técnicas aplicadas, as melhorias que são utilizadas para qualificar rebanhos, visualizar a grande variedade de alimentos e outros produtos derivados da soja, além de aprender sobre a diversidade dos rótulos de vinhos e espumantes gaúchos. Nesse item, haverá explicações sobre as diferenças de uvas, processos e regiões, demostrando as vantagens dos diferentes “terroir” do Estado.
Excelência da carne gaúcha
A Vitrine da Carne Gaúcha é uma das atrações mais visitada da Expointer nos últimos dez anos e tem por objetivo valorizar a excelência da carne gaúcha. No local, o público pode acompanhar demonstrações de consultores em desossa e cortes de carnes, e apresentações de técnicos das associações de raças produtoras de carnes selecionadas. Nas oficinas eles ensinam, ao vivo, técnicas para desossa e apresentação de diferentes cortes e opções de preparo de carnes. São trabalhadas carcaças de ovinos, suínos e bovinos, conforme programação previamente divulgada. As demonstrações acontecem no Pavilhão Internacional, em frente à Praça Central. A Vitrine da Carne Gaúcha é uma iniciativa da Farsul e integra o Salão do Empreendedor.
Confira um pouco sobre as cadeias produtivas que estarão representadas na Expointer:
Bovinocultura de Corte
A vocação pecuária do Rio Grande do Sul, a produção de carne de qualidade e a relevância dessa cadeia para a economia do Estado serão alguns dos pontos que o público visitante verá em destaque. A conexão com a gastronomia e as possibilidades da harmonização com o mundo dos vinhos e espumantes também estarão no Salão do Empreendedor.
Vinicultura (somente vinhos e espumantes)
Estão presentes 30 empresas produtoras de vinhos e espumantes do Rio Grande do Sul. A ideia é divulgar dados e regiões produtoras, mostrar rótulos premiados, novidades e lançamentos. Será possível conhecer uma vinícola modelo e as tecnologias usadas para produção de vinhos finos, além de participar de oficinas de harmonização.
Soja
De grande relevância econômica para o Estado, a parte que mostra a soja é um pouco diferente. As micro e pequenas empresas que atuam com ela, na sua maioria, são integrantes da cadeia produtiva antes das fazendas. Isto é, trabalham com máquinas e equipamentos, caminhões ou armazenamento, fertilizantes e agroquímicos, embalagens, etc.. No Salão do Empreendedor, os visitantes terão oportunidade de vislumbrar o impacto econômico dessa cultura no RS, a variedade de produtos e subprodutos da soja, além de conhecer tecnologias de ponta utilizadas na agricultura de precisão, bem como o uso de drones na atividade.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.