Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Salão do Móvel de Milão aposta em sustentabilidade no setor moveleiro

Maior feira do setor no mundo, evento contou com a presença de 15 empreendedores de MPEs gaúchas em ação do Sebrae RS

atualizado em: 03/05/23

Da Redação

COMPARTILHE

Produtos desenvolvidos com novos materiais, processos de produção com menor impacto no meio ambiente, reutilização, economia circular e economia de energia. Estes são alguns dos principais legados deixados pelo Salão do Móvel de Milão. Considerada a maior feira do setor moveleiro no mundo, o evento este ano trouxe a importância e o impacto da sustentabilidade nas tecnologias e no comportamento do consumidor.  

As tendências e boas práticas que ditam o mercado foram conferidas em primeira mão por um grupo de 15 empreendedores gaúchos que participaram de imersão organizada pelo Sebrae RS em parceria com a Movergs, Sindmóveis, e com a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul (CCIRS). “A tecnologia e o mobiliário se fundem para criarem soluções inteligentes, úteis e adaptáveis ao aspecto de vida cotidiana. Os espaços deixam de ter limites. O espaço doméstico torna-se um escritório temporário e o espaço de trabalho acolhe com hospitalidade”, explica o coordenador Setorial Moveleiro do Sebrae RS, Andrei Carletto.  

A imersão oferecida pela organização também contou com uma agenda de visitas técnicas às empresas Riva 1920 e Lissoni & Partners, que são referências internacionais do setor, além de uma visita ao Museu da Kartell – empresa pioneira na fabricação de peças e mobiliários de plástico e que alia design, tecnologia e eficiência produtiva. Na oportunidade, os participantes foram recepcionados para uma visita guiada exclusiva, e conheceram a história da empresa e seus produtos. O grupo de empresários gaúchos também foi recebido pelo Cônsul-Geral do Brasil em Milão, Embaixador Hadil da Rocha-Vianna, em evento exclusivo onde interagiram com atores da cadeia moveleira, incluindo indústria, comércio e serviços e representantes de entidades do segmento.  

De Passo Fundo a Milão 

Após sete dias na Itália acompanhando de perto as tendências do setor, o empresário João Giacomini, da Giamac Office, de Passo Fundo, afirma que a experiência foi enriquecedora e que vai aproveitar os conhecimentos aprendidos no programa para aplicar em sua empresa. “O contato com uma nova cultura, me trouxe horizontes ampliados e ideias estratégicas para implementação no negócio. A cultura da qualidade extrema é algo que buscamos, e que a partir de agora vai ditar todos os estágios e etapas da empresa. Não tem como evoluirmos sem pensarmos nisso. Seja qualidade no produto, acabamentos e afins, seja qualidade no serviço ofertado ao cliente, atendimento, montagem, pós-venda”, comenta. 

A aplicação dos conhecimentos é, inclusive, a próxima missão do grupo, que terá o apoio do Sebrae RS para trazer ao mercado gaúcho o que foi absorvido pelos empreendedores ao longo da viagem. “O objetivo do programa de imersão é apoiar os empresários na implementação de melhorias para alavancar os negócios, a partir dos conhecimentos obtidos”, comenta Carletto. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Março de 2026

Sebrae RS leva potências periféricas ao palco do South Summit Brazil com rodada de pitches

SAIBA MAIS

 

26 de Março de 2026

Sebrae RS leva atendimento gratuito a grupos de impacto social durante o South Summit Brazil

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 09/01/2026 16:00

Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York

Sebrae RS Podcast 19/12/2025 12:00

Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: