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Da Redação
São Paulo – Apostando na classe C, a 8ª edição da Beauty Fair apresentou mecanismos inovadores para atrair este público para os salões de beleza. As tendências crescem baseadas em dados que geram segurança ao microempresário: a renda da população brasileira cresceu 4,4% em relação ao ano de 2011, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com pesquisa da própria Beauty Fair, atualmente cada brasileira gasta cerca de R$ 140 por mês em produtos de embelezamento.
A feira recebeu, somente no sábado (8/09), 21 mil visitantes. O Sebrae tem um estande no evento onde apresenta as soluções da instituição para auxiliar o sucesso das micro e pequenas empresas (MPE), além de palestras com especialista do setor e em empreendedorismo.
A consultora e esteticista Fabiana Gondim acredita que o sucesso do negócio depende da metodologia de gestão. “O profissional tem de buscar inovação, manter o negócio sustentável e saber evitar o desperdício”, disse. Fabiana ministrou palestra no estande do Sebrae e contou que seus clientes conseguem reduzir de 30 a 60% o risco de falência quando evitam, por exemplo, troca de empregados, processos trabalhistas e furtos.
Outra novidade lançada na feira é o projeto da Van de Velde, que investe na construção de salões de beleza adaptados em contêineres. Segundo André Sanches, executivo de expansão, com a supervalorização dos imóveis em São Paulo, o contêiner é uma solução viável ao empreendedor da classe C. Feito em parceira com a Born Concept, as caixas de aço têm 36 metros quadrados e custam a partir de R$ 169 mil. Também há redução de custos como economia de energia com a utilização de lâmpadas de LED e painel solar.
Outra inovação para os investidores em salão de beleza é o programa Agenda Comigo.com.br, que otimiza o processo de agendamento nos serviços de salões de beleza e clínicas de estética. “A proposta propicia comodidade e praticidade para os clientes. Isto porque, o programa oferece agendamento por meio de computador conectado à internet ou smartphones como iPhone, Android ou Blackberry”, conta Leandro Martins, diretor da Meta Tecnologia, que participou de exposição do produto no estande do Sebrae.
Despesas menores
Segundo o executivo, para o salão de beleza, a plataforma tem um custo de R$ 50 mensais e reduz as despesas do estabelecimento, aumenta o ganho de produtividade e o foco no cliente. Martins explica que, ao escolher horário de atendimento por meio da plataforma, o freguês receberá uma mensagem em seu celular solicitando confirmação de presença. Caso o cliente não o faça, o nome será retirado da lista e a vaga reservada para outra pessoa. “Esta estratégia evita que profissionais fiquem ociosos porque o cliente não compareceu”, ressalta o executivo.
Na opinião de Mariana Reis e Leonardo Picoli, sócios de um salão de beleza situado em Itajaí (SC), “quando o cliente não comparece, é um problema para o salão. Esta plataforma, que tem custo acessível, contribui para a prosperidade da empresa”, afirmam.
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