Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Brasília – Até o início do primeiro semestre de 2013, os salões de beleza de todo o país já poderão consultar as propostas para a elaboração da primeira norma técnica que vai certificar exclusivamente as empresas desse segmento. As regras estão sendo produzidas por uma comissão de estudo, formada por donos de salões, cabeleireiros, sindicatos, representantes da indústria de cosméticos e representantes de outros tipos de empreendimentos ligados ao setor.
A construção da norma é decorrente do convênio fechado entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Sebrae, que coordena o trabalho em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Após a fase de consulta, a norma será publicada. Os empresários do segmento interessados em receber a certificação, que vai atestar a qualidade dos processos adotados no empreendimento, poderão pagar o equivalente a 1/3 do valor total, que ainda não foi definido. Os outros dois terços serão bancados pelo Sebrae e ABIHPEC.
O assunto foi tema de duas palestras na Beauty Fair – a segunda maior feira de beleza do mundo, que acontece nos pavilhões da Expo Center, em São Paulo, até esta terça-feira (11/09). Ambas foram apresentadas pela consultora técnica do Sebrae em São Paulo, Elderci Garcia, que integra o comitê responsável pela elaboração dos procedimentos necessários para obtenção da certificação.
Elderci lembra que a norma da ABNT não é lei, mas referência de qualidade para orientar os empreendimentos. “A adoção dos procedimentos padronizados só é exigido do empreendimento interessado em obter a certificação”, conta. No entanto, a colaboradora do Sebrae entende que o modelo terá reflexos em todo o setor. “Pela primeira vez, o segmento de beleza está junto para discutir parâmetros de qualificação. Será uma referência, um padrão a ser alcançado. É um marco histórico”, aponta Garcia.
Entre as medidas que terão de ser incorporadas pelos salões interessados na certificação está a exigência de sistema de gestão, criação de manual de procedimentos e descarte adequado de resíduos químicos e humanos, entre outras. As regras estão sendo elaboradas com base nos pilares Gestão e Sustentabilidade – Processos Produtivos; Gestão – Processos Gerenciais; Educação e Ética – Formação Profissional e Instalações Prediais e Mobiliárias.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107-9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.