Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Santa Maria é destaque estadual em ranking de abertura de empresas

Na última pesquisa divulgada pela JUCIS RS, relativa ao mês de junho, cidade subiu da 7ª para a 5ª posição no RS

atualizado em: 07/07/23

Da Redação

COMPARTILHE

Santa Maria vem ganhando projeção no cenário do empreendedorismo gaúcho. Em junho, subiu da 7ª para a 5ª posição no ranking das cidades com maior constituição de empresas no estado, divulgado no início desta semana pela Junta Comercial Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCIS RS). Foram 485 novos empreendimentos, incluindo MEI. Desde outubro do ano passado, quando aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, Santa Maria vem se preparando para pisar mais forte no acelerador do desenvolvimento.

Por meio do programa, o município começou a trabalhar os eixos prioritários Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação. Além destes, o pacote personalizado inclui ainda o Plano de Desenvolvimento Econômico, Programa Municipal de Microcrédito, Turismo e Valorização das Empresas Locais. De acordo com o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o bom posicionamento reflete o avanço na questão da agilidade dos processos de constituição e alteração de empresas. 

“O Cidade Empreendedora, nesse contexto, vem a agregar bastante. É um processo que nós iniciamos praticamente nesse ano, mas que já demonstra o quanto está sendo positivo”, afirma. Ele lembra ainda que Santa Maria é o 2º município gaúcho com as melhores condições para atrair investimentos, atrás apenas da Capital e 11º no Brasil, de acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), de 2022, do Ministério da Economia.

“Participamos da segunda edição do Índice de Concorrência dos Municípios, que aconteceu no ano passado, e ficamos em uma posição privilegiada em termos de Rio Grande do Sul e até mesmo em termos nacionais, com relação à atração de investimentos. Então, tudo isso é um processo que nós estamos construindo e o Cidade Empreendedora vem efetivamente se somar a ele de uma forma muito positiva”, completa o vice-prefeito.

O analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Michel Kesseler, diz que a estruturação da Sala do Empreendedor, prevista para entrar em funcionamento em breve, deverá fomentar ainda mais o ambiente empreendedor local. “Acredito que com a abertura desse espaço Santa Maria irá ocupar posições ainda melhores no ranking de abertura de empresas”, avalia.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: