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Da Redação
Santiago – O município de Santiago confirmou, no dia 23 de fevereiro, a sua adesão ao Programa de Compras Municipais para Micro e Pequenas Empresas (MPEs), criado pelo SEBRAE/RS. A partir dessa iniciativa, a prefeitura reforça a política de estimular o desenvolvimento sustentável da comunidade, também, a partir da gestão dos recursos que destina para as compras necessárias da cidade. Hoje, Santiago possui 3.096 negócios que se enquadram nas categorias de Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Na ocasião do evento, além do prefeito Júlio César Viero Ruivo, prestigiaram o momento os secretários de Gestão, Tiago Gorski Lacerda, e da Fazenda, Sergio Luiz Perufo. Por parte do SEBRAE/RS, o gerente regional, Andre Luiz Fialho Blos, explicou que a partir do termo de adesão, ainda em março, deverá iniciar o trabalho de diagnóstico de como a prefeitura tem realizado suas compras relacionadas aos pequenos negócios. Conforme o técnico do SEBRAE/RS local, Carlos Eduardo Machado dos Santos, com a identificação da atual situação será possível fazer um planejamento de áreas de atuação e potencial para crescimento de compras públicas tendo como fornecedores os pequenos negócios da cidade.
“O Programa de Compras Municipais para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) não apenas apoia as prefeituras em rever a forma como utiliza os recursos públicos, mas auxilia as equipes de licitações a direcionar melhor esses recursos, resultando em geração de atividade econômica no próprio município”, resume Santos. Outras ações importantes decorrentes da adaptação da prefeitura são a criação de um cadastro de fornecedores com distinção de porte e a maior agilidade nos pagamentos. “O SEBRAE/RS atua junto aos servidores, oportunizando capacitação com foco nas ações voltadas às micro e pequenas empresas e, também, atua ao lado dos empreendedores para que possam estar aptos a participarem das licitações de forma correta”, completa o técnico do SEBRAE/RS no município.
Para o prefeito de Santiago, o Programa de Compras Municipais possui ainda o mérito de “ajudar o poder local a cumprir a Lei Geral e garantir o espaço dos pequenos negócios junto aos planos de desenvolvimento que os prefeitos traçam para suas comunidades. No primeiro momento, o diagnóstico da situação atual vai nos ajudar a identificar o potencial de crescimento da comunidade”, disse Júlio César Viero Ruivo.
Até o final de 2014, o SEBRAE/RS contabilizava 12 prefeituras gaúchas participantes do Programa de Compras Públicas. São elas: Pelotas, Santa Maria, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Lajeado, Esteio, Venâncio Aires, Camaquã, Gramado, São Lourenço do Sul, Encruzilhada do Sul e Santo Cristo.
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