Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito SEI Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

São Borja implementa a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

atualizado em: 06/06/13

Da Redação

COMPARTILHE

Na região da Campanha gaúcha, quatro municípios já tiraram a legislação do papel

Da Redação

São Borja – A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas é uma realidade em São Borja, município localizado na região da Campanha gaúcha. Desde dezembro de 2008, quando o texto foi aprovado na cidade, a administração pública tem colocado em prática iniciativas que contemplam os quatro capítulos da legislação: Microempreendedor Individual (MEI), desburocratização, compras governamentais e Agentes de Desenvolvimento. Além de São Borja, outras três cidades já implementaram a Lei Geral na região: Alegrete, Santana do Livramento e Rosário do Sul. Em todo o Rio Grande do Sul são 78 cidades com a legislação posta em prática.

Entre as evidências que comprovam que as empresas de micro e pequeno porte são prioridade em São Borja está a realização de licitações exclusivas para MPEs nas contratações cujo valor seja de até R$ 80 mil. A atitude faz com que, atualmente, mais de 60% do volume total das compras do município venha de micro e pequenas empresas. Para o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, a iniciativa permite o crescimento dos empreendimentos, “garantindo mais geração de emprego e renda na cidade”. São Borja conta hoje com 4.214 empresas, conforme dados da Receita Federal.

Os Microempreendedores Individuais – profissionais que trabalham por conta própria, com rendimento anual de até R$ 60 mil – também estão na agenda de prioridade da administração de São Borja, onde o grau de inserção dos MEIs formalizados na base de dados do município ultrapassa 50%. A prefeitura mantém a cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para MEIs que trabalham na própria residência. As atividades da categoria foram, ainda, especificadas pela prefeitura junto com seus respectivos graus de risco.

São Borja conta, também, com a figura do Agente de Desenvolvimento Local, profissional que auxilia no processo de implementação da Lei Geral através da articulação de políticas públicas para micro e pequenas empresas. Conforme a gerente da regional Campanha e Fronteira Oeste do SEBRAE/RS, Fabiana de Freitas, as ações em prol dos pequenos negócios demonstram o interesse da administração municipal pelo desenvolvimento local através das micro e pequenos empresas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

29 de Novembro de 2023

Brochier mobiliza pequenos negócios para se tornarem fornecedores do Poder Público

SAIBA MAIS

 

28 de Novembro de 2023

Liderança comunitária é foco de capacitação do executivo municipal de Antônio Prado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 13/09/2023 14:50

Linhas de reembolso ajudam na retomada de pequenos negócios no Vale do Taquari

Sebrae RS Podcast 13/09/2023 15:50

Sebrae RS atua no apoio a famílias e empreendedores atingidos pelas enchentes

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: