Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

São Borja se destaca como uma cidade com trajetória de crescimento e desenvolvimento empreendedor

atualizado em: 19/02/24

Da Redação

COMPARTILHE

O município de São Borja está empenhado em tornar-se um ambiente propício ao desenvolvimento do empreendedorismo local. Isso é refletido na adesão ao Programa Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae RS, no fim do ano passado.   

Contudo, esse enfoque na promoção de iniciativas empresariais tem raízes mais antigas. Uma prova desse comprometimento é o trabalho realizado na Sala do Empreendedor, certificada com o Selo Ouro pelo Sebrae e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o que evidencia o compromisso em oferecer suporte eficaz e promover um ecossistema empreendedor sólido.   

Conforme dados da plataforma DataSebrae, no início de janeiro de 2024, São Borja abrigava um total de 6.065 empresas. Dentre essas, 2.051 eram Micro e Pequenas Empresas (MPEs), enquanto 3.436 eram microempreendedores individuais (MEIs). Vale ressaltar, ainda, que cerca de 80% dessas empresas são dos setores de comércio e de serviços. 

No que diz respeito à criação de novas empresas, dados do portal Redesim mostram uma tendência positiva a partir de 2020. Em dezembro de 2019, a média de solicitações mensais era de 8,7, e em junho de 2023, esse valor saltou para 17,8 pedidos mensais. Esse crescimento superior a 100% indica uma tendência de recuperação na atividade empreendedora em São Borja.  

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização, Darlan Santos, o município vem desburocratizando diversos setores no que diz respeito à abertura de empresas. Hoje, por exemplo, em São Borja consegue-se abrir uma empresa de baixo risco em menos de 24 horas. 

Para a analista de articulação territorial do Sebrae RS, Mônica de Alencastro Guimarães, que faz parte da gestão do Cidade Empreendedora na região, o programa vem para tornar esse cenário ainda mais propício para o empreendedorismo, com diversas ações que devem preparar os servidores públicos e gestores em seis eixos, que são: Desburocratização, Compras Governamentais, Educação Empreendedora, Gestão municipal, Inspeção Municipal e Inovação. 

 

Agilidade na abertura de empresas   

Outra métrica que se destaca por sua variação positiva é o tempo médio para abrir uma nova empresa em São Borja. De acordo com as informações do portal Redesim, em dezembro de 2019, eram necessárias 32 horas para realizar esse procedimento. Já em junho de 2023, esse número diminuiu significativamente para cerca de 17,5 horas.   

No que diz respeito ao tempo necessário para o registro de novas empresas, houve uma redução de 46,6 horas em dezembro de 2019 para 13,5 horas em junho de 2023. Essa diminuição sugere melhorias nos processos de abertura de empresas e na eficiência dos órgãos responsáveis.  

  

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.   

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/  

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Abril de 2024

Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

SAIBA MAIS

 

12 de Abril de 2024

Desenvolvimento Sustentável: Turismo de Natureza em Triunfo avança com o Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: