
Mais buscados: mEI CREDITO sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
O estímulo ao ambiente empreendedor deve ganhar reforço nos próximos dias em São Leopoldo. A prefeitura iniciou as tratativas com o governo do Estado para a instalação do programa Tudo Fácil Empresas na cidade. Esse será mais um passo visando a desburocratização, eixo que vem sendo trabalhado desde agosto do ano passado por meio do programa Cidade Empreendedora, parceria do Poder Público com o Sebrae RS.
“Há sete meses estamos fazendo um forte trabalho no intuito de desburocratizar processos em São Leopoldo. Com as ações do Cidade Empreendedora que implementamos aqui, buscamos diminuir a burocracia, simplificar nossos sistemas e agilizar a emissão de alvarás e licenças. O Tudo Fácil Empresas será mais um importante vetor nesse nosso objetivo de fomentar o empreendedorismo”, destaca o coordenador local do Cidade Empreendedora e da Sala do Empreendedor, Maurício Prass.
O prefeito Ary Vanazzi esteve reunido com o coordenador do DescomplicaRS, Thomás Holmer, e a presidenta da Junta Comercial e Industrial do RS (JucisRS), Lauren Momback, neste mês de fevereiro para entender sobre o funcionamento do programa. Agora, o município começa a trabalhar nos preparativos necessários para a instalação do Tudo Fácil Empresas.
O Tudo Fácil Empresas é uma plataforma digital disponibilizada pelo governo do Estado, em parceria com o Descomplica RS, JucisRS e Sebrae RS, que conta com todos os serviços que o empreendedor precisa para abrir uma empresa. Com o sistema, o prazo para abertura de novos negócios, quando não há nenhum entrave, cai de 10 dias para 10 minutos. No Estado, apenas Porto Alegre já conta com o sistema disponível. Agora o governo vai trabalhar para que as 20 cidades com maior emissão de CNPJs também possam aderir e São Leopoldo é uma delas.
O projeto é um avanço no sistema Integrador Estadual da JucisRS no ambiente da RedeSim. Um dos passos essenciais para ajudar na desburocratização e agilização dos processos através do Tudo Fácil Empresas é rever as atividades consideradas de baixo risco, que são dispensadas de alvarás e licenças. São Leopoldo já trabalha na revisão das suas tabelas de classificação de risco dessas atividades por meio do programa Cidade Empreendedora. Esse também será mais um importante avanço que o município fará para estimular o empreendedorismo.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
16 de Dezembro de 2025Marau e Tapejara conquistam Selo Ouro de atendimento da Sala do Empreendedor
SAIBA MAIS16 de Dezembro de 2025
Sebrae RS e municípios alinham ações para fortalecer agroindústrias
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.