Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
São Leopoldo – Um importante passo para o empreendedorismo da cidade. Na quarta-feira, 23 de setembro, às 11 horas, São Leopoldo passará a integrar oficialmente a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A adesão será formalizada pelo prefeito Anibal Moacir da Silva, pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Cunha Fialho, e pelo presidente da Junta Comercial do Estado, Paulo Mazzardo. Na mesma data, será inaugurado o escritório da Junta Comercial em São Leopoldo. O evento ocorre na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Dom João Becker, 754.
Em todo Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. A gestora de políticas públicas da Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Paula Nicolini, desta que, a partir deste mês, toda a documentação para a abertura de empresas será direcionada para um único local, a Sala do Empreendedor, na sede da prefeitura.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Leopoldo, Mário Rosito, quem deve andar são os papeis e não as pessoas interessadas em abrir um negócio. “No futuro, todo o processo poderá ser feito a partir do computador do empresário em sua casa ou escritório”, projeta o secretário. O avanço é significativo. A simplificação para o registro de empresas fez com que todo o processo para obtenção de alvarás provisórios para empreendimentos de baixo ou médio risco leve apenas quatro dias. Antes, a oficialização de um novo negócio levava cerca de um mês e o empreendedor era obrigado a percorrer vários endereços para levar a documentação.
As informações sobre a REDESIM e os documentos necessários estarão disponíveis no site www.saoleopoldo.rs.gov.br e também pelo telefone da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico: (51) 3526-5381 ou diretamente na Sala do Empreendedor, localizada no térreo da Prefeitura Municipal.
Gramado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, São Marcos, Esteio, Garibaldi, Lajeado, Guaíba e Nova Santa Rita também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 municípios até o final do ano.
A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.
Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.