Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

São Lourenço do Sul coloca em prática a Lei Geral da MPE

atualizado em: 19/07/12

Da Redação

COMPARTILHE

Município se destaca entre os que já implementaram a legislação pela assertividade de suas ações

 

Da Redação

 

São Lourenço do Sul – Pouco mais de um ano depois de enfrentar uma enchente que deixou centenas de feridos e desabrigados, São Lourenço do Sul se destaca entre os municípios que já implementaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. No diagnóstico realizado pelo Sebrae/RS, para verificar as evidências de implementação da Lei, a cidade atingiu maior nota, 7,76 (o máximo é 10), o que significa que São Lourenço retirou a legislação do papel com mais eficiência e assertividade nos quesitos Agente de Desenvolvimento Local, Empreendedor Individual, Desburocratização e Compras Governamentais.

 

Dentre as ações desenvolvidas pelo poder público, a Sala do Empreendedor recebe destaque. Além da formalização e a desburocratização de todos os processos, o local disponibiliza duas linhas de microcrédito aos empreendedores interessados em investir em seu negócio ou iniciá-lo. O município conta, também, com a figura do Agente de Desenvolvimento Local, profissional nomeado e com plano de trabalho definido. Através do agente, mais de 51% dos empreendedores individuais tiveram acesso à base de dados do município com situação regularizada. O agente auxilia no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos previstos em Lei, em parceria com o poder público e as lideranças do setor privado

A administração local também implementou a liberação de alvará de forma instantânea aos Empreendedores Individuais para atividades classificadas como de baixo risco, isso porque a prefeitura possui uma organização integrada de setores e adequada para atender aos requisitos da Lei Geral no que se refere às responsabilidades de âmbito municipais. Além disso, não alteram o IPTU mesmo tendo atividade comercial registrada como EI e liberam a exigência de habite-se para atividades de baixo risco, possibilitando mais empresas a entrarem para a legalidade.

Hoje, o município já tem mais de 70% de suas compras públicas através de procedimentos licitatórios feitos com fornecimento de microempresa e empresa de pequeno porte. Neste capítulo da Lei, que se refere às compras governamentais, o município deve trabalhar e aperfeiçoar alguns aspectos como a implementação de compras exclusivas, com subcontratação e com cotas para as micro e pequenas empresas nos editais.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, ressalta o esforço de toda a administração municipal na realização deste trabalho. “Apesar das dificuldades enfrentadas pelo município no início de 2011, a prefeitura em parceria com a comunidade e o Sebrae/RS, colocou em prática políticas públicas eficazes e de qualidade que estão transformando a realidade de São Lourenço do Sul”. Para Koch, o município é exemplo de superação e engajamento em prol do desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

A gerente da Regional Sul do Sebrae/RS, Rosani Boeira Ribeiro, lembra que o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, realizado desde 2010, teve prosseguimento mesmo com os problemas trazidos pela enchente. “O prefeito, Jose Sidney Nunes de Almeida, tem uma capacidade empreendedora muito grande e se destaca entre os administradores municipais da Região Sul. Esta conquista é resultado do trabalho realizado pela prefeitura, por entidades de classe, pela população que também engajou-se, e pelo Sebrae/RS”, ressalta. Na cidade, o Sebrae/RS atua com os programas Superar São Lourenço do Sul e Territórios da Cidadania.

Além de São Lourenço do Sul, Jaguarão, também na região Sul, tornou a Lei uma realidade. Em setembro, a entidade realizará evento de certificação dos municípios do Sul do Estado que estiverem com a Lei Geral implementada.

 

Pelo Estado
Até esta quinta-feira, dia 19 de julho, 23 cidades gaúchas haviam retirado a Lei do papel com destaque aos seguintes temas: desburocratização, empreendedor individual, compras governamentais e agentes de desenvolvimento. A entidade pretende tornar a Lei uma realidade em 41 municípios em 2012.

 

Municípios com a Lei Implementada:

 

  • Centro

Santiago
Santa Maria

 

  • Planalto

Mormaço
Pontão
Tio Hugo

 

  • Noroeste

Tiradentes do Sul
Derrubadas
Campo Novo
São Martinho
Chiapetta
Tuparendi
Porto Mauá
Barra do Guarita
Horizontina
Santo Ângelo

 

  • Sul

Jaguarão
São Lourenço do Sul

 

  • Vale do Taquari

Encantado
Arroio do Tigre

 

  • Campanha e Fronteira Oeste

Alegrete

 

  • Metropolitana

Balneário Pinhal

 

  • Norte

Erechim

 

  • Serra

Farroupilha

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: