Loading SEBRAE

Mais buscados: mei sei CREDITO CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

São Leopoldo agiliza processos de compras públicas

Em parceria com o Sebrae RS, município inicia ações visando atrair fornecedores locais

atualizado em: 24/09/21

Da Redação

COMPARTILHE

Com o objetivo final de aumentar a competitividade e gerar renda à cidade, São Leopoldo está acelerando seus processos de compras e estreitando relações com a cadeia produtiva local. As ações do Eixo de Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora – fruto da parceria entre o Sebrae RS e a Prefeitura – chegam ao fim deste mês de setembro com um importante desdobramento: a apresentação do MonitorGov (https://monitorgov.com.br/).

 

Osistema funciona como uma ferramenta de pesquisa que permite aos órgãos públicos identificarem as melhores oportunidades de compra facilitando, assim, a tomada de decisão dos servidores. ‘‘Iremos demonstrar a importância de um software específico para auxiliar na organização e gestão de um sistema de compras e licitações’’, explica o consultor do Sebrae RS, João Baptista Alves dos Santos.

 

O Eixo de Compras Públicas do Cidade Empreendedora busca propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. O objetivo final é fomentar oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições. No município, os dados revelam oportunidades para o empreendedorismo. Atualmente, São Leopoldo possui 23.762 micro e pequenas empresas,sendo 1.223 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 8.746 Microempresas (ME) e 13.793  Microempreendedores Individuais (MEI).

 

De acordo com a analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini, ao longo dos meses de outubro e novembro o plano de ação da organização prevê a realização de ações de consultoria para ações de mercado de compras públicas e para melhoria no fluxo de contratações, além das etapas finais do eixo que irão culminar na elaboração da cartilha e na definição do Plano Anual de Compras do município.

 

‘‘O programa chegaem boa hora’’, comemora o coordenador de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, Airton Rodrigues Ledel. Segundo ele, após algumas reuniões de consultoria, a prefeitura já está em fase de elaboração de um mapeamento e de um fluxograma de processos visando não somente a identificação de novas oportunidades de melhoria no desempenho da instituição, como também à sensibilização das pequenas empresas locais. ‘‘Apostamos muito no programa que certamente irá agregar qualidade, tornando processos mais ágeis e fáceis. Isso tudo ainda irá fortalecer a confiança na relação junto aos empreendedores locais’’, explica.

Sobre o Cidade Empreendedora

 

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Educação Empreendedora e Compras Governamentais. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Finalmente, o eixo de Educação Empreendedora busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.

 

O programa é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Seu objetivo é a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saibamaisem cidadeempreendedora.sebraers.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Outubro de 2021

Consumo e comportamento de moda são tema de evento gratuito em Novo Hamburgo

SAIBA MAIS

 

15 de Outubro de 2021

Sala do Empreendedor de Antônio Prado conquista Selo Ouro

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 01/09/2021 18:00

Sebrae RS apresenta mais uma edição da batalha de startups, no Insight Sul

Sebrae RS Podcast 24/08/2021 16:00

Sebrae RS e PUC-RS lançam HUB Phygital

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: