Mais buscados: mei credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Sapiranga – Um novo tempo para os empreendedores do município do Vale dos Sinos. A partir desta segunda-feira, 15 de agosto, Sapiranga passa a fazer parte do time das cidades gaúchas que implantaram a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples. Além disso, foi inaugurado um espaço exclusivo para atendimento aos donos de empresas e futuros empresários: a Sala do Empreendedor.
Estiveram presentes no evento autoridades do município, além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e dos contadores. A inauguração contou, ainda, com a participação de executivos do SEBRAE/RS e da Junta Comercial do Estado do Rio Grande Sul, entidades parceiras na integração da Redesimples no Estado. A técnica de Políticas Públicas das Regionais Metropolitana e Vale dos Sinos do SEBRAE/RS, Paula Nicolini, relata que Sapiranga vêm trabalhando na implementação da Redesimples desde o início do ano. “O município montou um grupo de trabalho voltado para rever os processos e precisou fazer algumas mudanças na legislação para tornar o novo sistema possível”, conta.
O empenho valeu a pena. Agora, além de tornar a abertura de empresas mais simples e ágil, Sapiranga está ganhando uma Sala do Empreendedor, voltada para atender as diversas demandas dos empresários junto ao setor público municipal. “Agora basta entrar no site da Junta Comercial para solicitar a viabilidade de localização e, após a liberação, todos os documentos serão encaminhados para um único local, que é a Sala do Empreendedor”, explica a agente de desenvolvimento Meridiana David, uma das responsáveis pela implantação da Redesimples em Sapiranga. “Com o novo sistema, acabou o vai e vem dos empresários para levar a documentação e empresas de baixo risco terão a concessão do alvará provisório em até cinco dias úteis”, destaca a agente.
Entenda a Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.
Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.