Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI Credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sapiranga investe em treinamento para impulsionar ecossistema de inovação

Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS busca fortalecer e fomentar oportunidades

atualizado em: 30/08/21

Da Redação

COMPARTILHE

‘‘Não existe inovação sem pessoas’’. A frase do consultor do Sebrae RS, Flaviano Gusmão Júnior, resume bem o conceito que a organização está fomentando em Sapiranga por meio do Programa Cidade Empreendedora. A parceria entre o Poder Público e o Sebrae RS foi fortalecida em abril deste ano quando da assinatura de contrato que incluiu o município na lista de 29 cidades gaúchas que participam ativamente da iniciativa.

 

Segundo Júnior, um encontro estratégico realizado na primeira quinzena de agosto iniciou uma das mais importantes ações do projeto ligadas ao Eixo de Inovação – um dos quatro pilares do programa. ‘‘Neste momento, nosso objetivo é sensibilizar e demonstrar aos agentes públicos e das instituições parceiras como soluções compostas podem agregar qualidade e trazer resultados’’, explica. Em Sapiranga, as ações do Cidade Empreendedora são articuladas em parceria com a F2 Gestão Empresarial, empresa que desenvolveu a InovaMUN, metodologia para implantação de Ecossistema de Inovação para cidades que buscam otimizar a conexão entre setor público, empresarial, instituições de ensino e sociedade civil.

 

O consultor informa ainda que outros dez encontros online devem ser realizados até o final do ano para cumprir uma carga horária de mais de 30h entre consultoria e qualificação no tema ‘‘Ecossistema de Inovação’’. Além disso, será realizada uma missão técnica, para que os participantes conheçam ambientes como o Instituto Caldeira e o Tecnopuc, em Porto Alegre, dois dos espaços mais relevantes para a cultura empreendedora e de inovação no RS.

 

Segundo a prefeita Carina Nath, Sapiranga está inserida em um contexto de desenvolvimento, fato que vai ao encontro das qualificações propostas. ‘‘Estamos qualificando nossos serviços e implementando estratégias inovadoras que promovem o desenvolvimento e oferecem oportunidades de crescimento à população, visando uma melhor qualidade de vida e a transformação local. Uma cidade tecnológica, inteligente e com várias alternativas para quem quer empreender e é isso que estamos fazendo”, resume.

 

De acordo com o gerente de inovação do Departamento de Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal, Paulo Kayser, Sapiranga passa por um momento especial. Em um trabalho que foi iniciado ainda em 2020, o município contou com o apoio do Sebrae RS para a consolidação de um marco: a formatação da Lei Municipal de Incentivo à Inovação. ‘‘O projeto está agora em fase de aprovação. A expectativa é a melhor possível’’, comemora.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e jovens.

 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Setembro de 2021

Sebrae em novo endereço

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2021

Para dar água na boca

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 01/09/2021 18:00

Sebrae RS apresenta mais uma edição da batalha de startups, no Insight Sul

Sebrae RS Podcast 24/08/2021 16:00

Sebrae RS e PUC-RS lançam HUB Phygital

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: