
Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação
Sapiranga foi uma das 24 cidades a integrar a comitiva gaúcha que participou do evento “Transformar Juntos”, realizado pelo Sebrae em Brasília, de 26 a 28 de julho. Os três representantes que estiveram no encontro retornaram motivados a qualificar ainda mais o ambiente de negócios do município, que é um dos 67 integrantes do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della Santos, a grande novidade que deve ser lançada nos próximos meses é o Tudo Fácil Empresas (novo fluxo da RedeSimRS criado pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae RS e as Prefeituras, por meio do qual é possível formalizar uma empresa em minutos, de forma automática e gratuita.
“Vamos trabalhar para melhorar ainda mais os nossos processos. Para isso, já demos início à implantação do Tudo Fácil Empresas em Sapiranga. Encaminhamos a adesão na Junta Comercial e, nos próximos meses, devemos colocar o sistema em funcionamento”, anuncia Della Santos, que diz ter se inspirado em um case gaúcho apresentado no evento, em Brasília.
Para o secretário de Meio Ambiente, Ederson Klein, o evento “Transformar Juntos” agregou muito para a adoção de novas práticas de simplificação no atendimento ao público e aos empreendedores. Na sua secretaria, Klein diz que a revisão dos termos de referência do licenciamento ambiental já foi encaminhada para torná-los mais claros e ágeis. “Outra medida a ser adotada é a implantação de um novo sistema de gestão para desburocratizar o licenciamento, trazendo mais celeridade aos processos que aqui tramitam”, complementa Klein.
O diretor de Compras da Secretaria de Administração Fazendária, Ricardo Rodrigues, lembra que a nova Lei de Licitações, que entra em vigor no início de 2023, será um desafio para os empresários. A nova legislação vai mudar a forma como os municípios realizam suas compras e as empresas que não estiverem de acordo com as mudanças não poderão vender mais para as Prefeituras. “Um dos nossos projetos aqui em Sapiranga será incentivar empresas e empresários a participarem dos eventos de qualificação para compras públicas, que serão fundamentais para termos um bom resultado”, reforça Rodrigues.
Mobilizar parceiros de órgãos governamentais e da iniciativa privada para a implantação de políticas de simplificação, desburocratização, acesso ao mercado, compras públicas e fomento ao empreendedorismo. Este foi o principal objetivo do evento “Transformar Juntos”, realizado pelo Sebrae no Centro Internacional de Convenções (Cicb), em Brasília, de 26 a 28 de julho. O Rio Grande do Sul foi representado por uma comitiva que reuniu 65 pessoas, envolvendo os parceiros estaduais da Redesim e representantes de 24 municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.