Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei sei Crédito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sapiranga valoriza a educação empreendedora

A capacitação dos professores que será iniciada faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora

atualizado em: 26/05/21

Da Redação

COMPARTILHE

O ecossistema do ensino tem enfrentado grandes desafios, mas a valorização do desenvolvimento de competências e habilidades em conexão com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em vez de focar apenas em conteúdos isolados, abriu espaço para o fortalecimento da educação empreendedora, um dos eixos do programa Cidade Empreendedora implementado pelo Sebrae RS e que conta com a adesão de Sapiranga.

As capacitações propostas para professores e gestores foram desenvolvidas pelo Sebrae RS especialmente para este eixo do Cidade Empreendedora com base em metodologias ativas, de acordo com as normas da BNCC e que vão ao encontro dos comportamentos empreendedores. As atividades possibilitam o autoconhecimento do educador que, assim, pode despertar a motivação intrínseca do aluno e o resgate do seu interesse pela aprendizagem e resolução de problemas de uma forma mais resiliente, positiva e interativa. Quando esse novo olhar é levado para a sala de aula, o professor é capaz de proporcionar aos seus alunos uma vivência única, reforçando o seu papel de agente de transformação social.

Os alunos ficam motivados a experimentar novas possibilidades criativas para a aprendizagem, trocar ideias com os colegas e ter uma percepção mais completa de si mesmo e do outro. Desta forma, é possível estimular e desenvolver a autorresponsabilidade, aliada aos princípios do empreendedorismo e ao significado mais amplo de empreender que é ser protagonista do seu próprio destino. O professor, ao conhecer as emoções dos seus próprios estudantes, também contribui para um ambiente harmônico e potencializa a criatividade e a confiança, além de gerar impacto no bem-estar dos estudantes ao longo da vida.

Essas novas experiências de aprendizagem passarão a ser vivenciadas em Sapiranga. “A administração municipal por acreditar que uma educação de qualidade se constrói com investimento na qualificação profissional de seus educadores, para que estes, aplicando o que aprenderam, possam aprimorar seu trabalho pedagógico, deu o primeiro passo para o desenvolvimento do empreendedorismo nas escolas,” destaca a secretária municipal de Educação, Cláudia Kichler.

A analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini, informa que já foi feita uma sensibilização junto aos diretores de escolas, coordenadores da rede municipal e à Secretaria Municipal de Educação a fim de apresentar os objetivos das soluções oferecidas no eixo Educação Empreendedora. A fase agora é de elaboração do calendário de trabalho por parte da Secretaria e que inclui oito atividades propostas no eixo Educação Empreendedora e mais uma consultoria de acompanhamento. Na oficina de letramento digital, por exemplo, que explora metodologias ativas, aprendizagem criativa, computação criativa, programação de computadores, robótica sustentável e recursos educacionais tecnológicos gratuitos, entre outros temas, serão também oferecidos kits de robótica para serem trabalhados em sala de aula.

Confira as atividades do eixo que serão desenvolvidas em Sapiranga:

– Workshop professor empreendedor,

– Oficinas de desenvolvimento de competências socioemocionais – emoções e empatia, argumentação e pensamento crítico, sonho e propósito, protagonismo, ética e colaboração,

– Culturas do mundo: conexão com a realidade local,

– Momento inspiração; conhecendo histórias empreendedoras,

– Projeto legado: deixando sua marca na comunidade,

– Oficina de educação financeira. Conheça a solução que você não pode deixar de aplicar na sua lavoura!

 

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa voltada para engajar gestores e servidores na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo principal a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Projeto VOAR terá live de apresentação dia 21/06, às 19h19 e pode mudar a vida dos jovens

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: