
Mais buscados: MEI CREDITO Sei BOAS PRATICAS consultoria

Da Redação
Foi durante as festividades do seu aniversário de 83 anos, em junho, que o município de Sarandi assinou com o Sebrae RS a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, iniciativa realizada em parceria com o poder público para promover o desenvolvimento das cidades gaúchas. Em menos de três meses, o Programa já apresenta avanços em diversos eixos, como Desburocratização, Educação Empreendedora e Liderança. “O Município iniciou já com várias frentes de ação. As equipes conseguiram se organizar de modo que tudo foi lançado de forma simultânea. Estão bastante engajados, com estrutura e planejamento”, afirma o analista de desenvolvimento territorial da região Norte do Sebrae RS, Patric Strapazzon.
De acordo com ele, Sarandi foi o décimo município da Região Norte a integrar o Programa. A versão customizada inclui os quatro eixos principais – Gestão Municipal, Educação Empreendedora, Compras Públicas e Desburocratização – e mais Valorização de Empresas Locais, Inovação, Turismo e Diretrizes Municipais. “O trabalho com Sarandi tem sido muito positivo. Estamos fazendo avaliações constantes junto com a Prefeitura, de todas as atividades, para que possamos obter um excelente resultado logo ali na frente”, destaca Strapazzon.
O prefeito Nilton Debastiani afirma que a expectativa com o Programa é qualificar a Gestão Municipal através do desenvolvimento dos eixos, com apoio do Sebrae RS. “Estamos elaborando planos de trabalho com cada secretaria com foco na valorização de empresas locais, inovação e turismo, proporcionando subsídios e acompanhamento para o crescimento do nosso município e o fortalecimento de sua condição de líder regional”, reforça. O agronegócio é a principal atividade econômica de Sarandi, onde estão instaladas grandes cooperativas e agroindústrias de destaque no cenário gaúcho. A cidade também é conhecida pelo polo da indústria têxtil e moveleira, além do setor de serviços e do comércio, que é referência na região.
Entre as ações do Programa, a secretária da Fazenda, Liciane Wutke, destaca a capacitação de servidores sobre a nova Lei de Licitações e Compras de MPES; as oficinas do eixo Educação Empreendedora para gestores escolares; a capacitação em gestão pública, que será realizada em Porto Alegre, nos dias 13 e 14 de setembro; e a palestra “A parceria que não pode faltar na sua empresa”, que será realizada no dia 4 de outubro, na Câmara de Vereadores, dentro do Eixo Valorização de Empresas Locais.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.