Mais buscados: MeI credito Sei Boas praticas Consultoria
Da Redação
Foi durante as festividades do seu aniversário de 83 anos, em junho, que o município de Sarandi assinou com o Sebrae RS a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, iniciativa realizada em parceria com o poder público para promover o desenvolvimento das cidades gaúchas. Em menos de três meses, o Programa já apresenta avanços em diversos eixos, como Desburocratização, Educação Empreendedora e Liderança. “O Município iniciou já com várias frentes de ação. As equipes conseguiram se organizar de modo que tudo foi lançado de forma simultânea. Estão bastante engajados, com estrutura e planejamento”, afirma o analista de desenvolvimento territorial da região Norte do Sebrae RS, Patric Strapazzon.
De acordo com ele, Sarandi foi o décimo município da Região Norte a integrar o Programa. A versão customizada inclui os quatro eixos principais – Gestão Municipal, Educação Empreendedora, Compras Públicas e Desburocratização – e mais Valorização de Empresas Locais, Inovação, Turismo e Diretrizes Municipais. “O trabalho com Sarandi tem sido muito positivo. Estamos fazendo avaliações constantes junto com a Prefeitura, de todas as atividades, para que possamos obter um excelente resultado logo ali na frente”, destaca Strapazzon.
O prefeito Nilton Debastiani afirma que a expectativa com o Programa é qualificar a Gestão Municipal através do desenvolvimento dos eixos, com apoio do Sebrae RS. “Estamos elaborando planos de trabalho com cada secretaria com foco na valorização de empresas locais, inovação e turismo, proporcionando subsídios e acompanhamento para o crescimento do nosso município e o fortalecimento de sua condição de líder regional”, reforça. O agronegócio é a principal atividade econômica de Sarandi, onde estão instaladas grandes cooperativas e agroindústrias de destaque no cenário gaúcho. A cidade também é conhecida pelo polo da indústria têxtil e moveleira, além do setor de serviços e do comércio, que é referência na região.
Entre as ações do Programa, a secretária da Fazenda, Liciane Wutke, destaca a capacitação de servidores sobre a nova Lei de Licitações e Compras de MPES; as oficinas do eixo Educação Empreendedora para gestores escolares; a capacitação em gestão pública, que será realizada em Porto Alegre, nos dias 13 e 14 de setembro; e a palestra “A parceria que não pode faltar na sua empresa”, que será realizada no dia 4 de outubro, na Câmara de Vereadores, dentro do Eixo Valorização de Empresas Locais.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.