
Mais buscados: MEI Credito sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Porto Alegre – Em fevereiro, o Sebrae/RS dará início ao processo de qualificação das 370 empresas que compõem a Rede Agafarma de Farmácias no Rio Grande do Sul. Inicialmente, a capacitação será destinada as 37 associadas da região Metropolitana de Porto Alegre. As demais lojas da rede serão atendidas na sequência. “É um projeto extremamente ambicioso, que representa a importância das redes de cooperação hoje na economia do nosso Estado”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
O trabalho, neste primeiro ano do projeto, será estruturado em três temas, conforme explica o gestor da carteira Redes de Cooperação no Sebrae/RS, Fabiano Zortéa. “Primeiramente lançaremos um olhar sobre gestão financeira, atendimento ao cliente e gestão de pessoas. Esta análise será feita a partir do diagnóstico dos pontos de venda, que começa dia 15 de fevereiro”, explica. O trabalho seguirá em 2014, focado em outras temáticas. O planejamento do Sebrae/RS também inclui auxiliar na administração da gestão da rede.
De acordo com Zortéa, a metodologia utilizada está adequada às necessidades e aos principais gargalos da rede, mapeados através das reuniões do projeto que foram realizadas em janeiro. “O trabalho do Sebrae/RS será de intervir, através de capacitações e consultorias, nos aspectos de gestão em que aparecem as dificuldades”, detalha. Segundo o gestor, a entidade trabalhará, também, no auxílio à implementação da estratégia de desenvolvimento que já está traçada.
Redes de Cooperação
As Redes de Cooperação facilitam às empresas realizarem ações conjuntas, solucionarem problemas comuns e viabilizarem novas oportunidades. As empresas que integram esse sistema conseguem reduzir custos, dividir riscos, conquistar novos mercados, qualificar produtos e serviços, oferecendo-os de forma mais vantajosa aos clientes. Atualmente, 23 Redes de Cooperação são atendidas pelo Sebrae/RS, o que representa 600 MPEs.
Para o presidente do Sebrae/RS, esta forma de comércio é uma alternativa para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas. “Dentro de uma rede alguns problemas já estão resolvidos ou são compartilhados. Outra grande vantagem é a possibilidade de compras conjuntas de mercadorias, o que aumenta o poder de barganha dos empresários”, listas. No Rio Grande do Sul, os principais segmentos de atuação das Redes de Cooperação são: móveis, materiais de construção e farmácias.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.