Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – Em todo o país, o Sebrae está distribuindo o Guia do Candidato Empreendedor, publicação que sugere os dez passos e as cem ações que os candidatos a prefeito nas próximas eleições municipais podem seguir para promover o desenvolvimento sustentável nos seus municípios, utilizando o potencial dos pequenos negócios. Serão entregues 20 mil exemplares da Cartilha, sendo dois mil para os diretórios nacionais dos partidos políticos e lideranças no Congresso Nacional, e 18 mil para diretórios regionais e candidatos a prefeitos.
As sugestões da publicação levam em conta exemplos de sucesso desenvolvidos por diversos chefes de executivos municipais no Brasil e que podem ser adaptados à realidade de cada cidade. O documento aponta, por exemplo, que o primeiro passo que deve constar da agenda de compromissos do candidato empreendedor é preparar os gestores e servidores públicos para o desenvolvimento com base na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/06). A legislação criou vários mecanismos com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios para os pequenos empreendimentos.
“Ao distribuir a Cartilha, o Sebrae foca na continuidade do esforço para melhorar o ambiente econômico e favorecer o desenvolvimento dos pequenos negócios. Este é um caminho que os futuros administradores municipais devem levar em conta na hora de projetar seus planos de governo”, salienta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
Outro passo a ser seguido é apoiar a formalização e o sucesso dos Empreendedores Individuais (EI), trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano como cabeleireiras, vendedoras de roupa, vendedores de churrasquinho e encanadores, entre centenas de atividades profissionais. Atualmente, existem cerca de 2,8 milhões de EIs no território nacional, sendo 163 mil deles no Rio Grande do Sul.
Os demais passos incluem o prestígio aos comerciantes do município; o fortalecimento das indústrias e atração de empreendimentos; modernização e profissionalização das atividades dos prestadores de serviços; transformar os empreendedores do turismo em indutores do desenvolvimento; facilitar o associativismo dos agricultores familiares e consolidar seus avanços; articular o acesso à tecnologia pelos produtores rurais para agregar valor à produção; qualificar os empreendedores para os desafios da sustentabilidade; e estimular o ensino do empreendedorismo e a cultura da cooperação.
Em cada um dos dez passos são definidas as ações a serem seguidas. “A ideia é que as propostas ampliem o debate sobre desenvolvimento sustentável com base nos pequenos negócios. O Sebrae entende que esse tipo de empreendimento precisa ser economicamente viável e duradouro, socialmente justo e ter sustentabilidade”, finaliza o presidente Vitor Koch.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.