Mais buscados: Mei crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – Em todo o país, o Sebrae está distribuindo o Guia do Candidato Empreendedor, publicação que sugere os dez passos e as cem ações que os candidatos a prefeito nas próximas eleições municipais podem seguir para promover o desenvolvimento sustentável nos seus municípios, utilizando o potencial dos pequenos negócios. Serão entregues 20 mil exemplares da Cartilha, sendo dois mil para os diretórios nacionais dos partidos políticos e lideranças no Congresso Nacional, e 18 mil para diretórios regionais e candidatos a prefeitos.
As sugestões da publicação levam em conta exemplos de sucesso desenvolvidos por diversos chefes de executivos municipais no Brasil e que podem ser adaptados à realidade de cada cidade. O documento aponta, por exemplo, que o primeiro passo que deve constar da agenda de compromissos do candidato empreendedor é preparar os gestores e servidores públicos para o desenvolvimento com base na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/06). A legislação criou vários mecanismos com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios para os pequenos empreendimentos.
“Ao distribuir a Cartilha, o Sebrae foca na continuidade do esforço para melhorar o ambiente econômico e favorecer o desenvolvimento dos pequenos negócios. Este é um caminho que os futuros administradores municipais devem levar em conta na hora de projetar seus planos de governo”, salienta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
Outro passo a ser seguido é apoiar a formalização e o sucesso dos Empreendedores Individuais (EI), trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano como cabeleireiras, vendedoras de roupa, vendedores de churrasquinho e encanadores, entre centenas de atividades profissionais. Atualmente, existem cerca de 2,8 milhões de EIs no território nacional, sendo 163 mil deles no Rio Grande do Sul.
Os demais passos incluem o prestígio aos comerciantes do município; o fortalecimento das indústrias e atração de empreendimentos; modernização e profissionalização das atividades dos prestadores de serviços; transformar os empreendedores do turismo em indutores do desenvolvimento; facilitar o associativismo dos agricultores familiares e consolidar seus avanços; articular o acesso à tecnologia pelos produtores rurais para agregar valor à produção; qualificar os empreendedores para os desafios da sustentabilidade; e estimular o ensino do empreendedorismo e a cultura da cooperação.
Em cada um dos dez passos são definidas as ações a serem seguidas. “A ideia é que as propostas ampliem o debate sobre desenvolvimento sustentável com base nos pequenos negócios. O Sebrae entende que esse tipo de empreendimento precisa ser economicamente viável e duradouro, socialmente justo e ter sustentabilidade”, finaliza o presidente Vitor Koch.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.