
Mais buscados: MEI credito Sei boas praticas consultoria

Da Redação
Barra do Ribeiro deu um passo histórico no que diz respeito ao fortalecimento das empresas e da cadeia produtiva local neste mês de setembro ao passar a integrar o Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa, desenvolvida por meio de uma parceria entre o Sebrae RS e o Poder Público, busca engajar e qualificar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades.
O lançamento oficial do programa ocorreu no último dia 9 de setembro, em cerimônia realizada na fábrica de gaiteiro do artista tradicionalista Renato Borghetti. De acordo com o analista de articulação territorial do Sebrae RS, Fabrício Burkert, ainda este mês será elaborado o cronograma de ações com definição de prioridades e planejamento de atividades iniciais, respeitando as demandas e os aspectos econômicos e sociais da cidade.
‘‘Nossa expectativa é a melhor possível. Precisamos de capacitação em alguns setores estratégicos neste momento e o programa deverá atender às empresas neste sentido’’, avalia o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer, Carlos Rutkoski. Segundo ele, o segmento de turismo – Barra do Ribeiro integra a chamada Costa Doce – deverá ser um ponto de destaque.
O município concentra na produção de lavouras e no comércio varejista a maior fatia do mercado no que tange a participação de empresas locais. Estes nichos são seguidos por atividades empreendedoras em áreas secundárias, como a indústria de transformação e o setor de serviços. Além disso, a ótima localização nas proximidades da BR 116, do Lago Guaíba e da Lagoa do Patos, são outras vantagens competitivas para o fomento de negócios em nível regional.
Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.
De olho em novas oportunidades, em Barra do Ribeiro a visão empreendedora dos agentes públicos foi além, e o município contará ainda com três eixos complementares: Inspeção municipal, Turismo e Valorização das Empresas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.