Mais buscados: Mei CREDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Barra do Ribeiro deu um passo histórico no que diz respeito ao fortalecimento das empresas e da cadeia produtiva local neste mês de setembro ao passar a integrar o Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa, desenvolvida por meio de uma parceria entre o Sebrae RS e o Poder Público, busca engajar e qualificar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades.
O lançamento oficial do programa ocorreu no último dia 9 de setembro, em cerimônia realizada na fábrica de gaiteiro do artista tradicionalista Renato Borghetti. De acordo com o analista de articulação territorial do Sebrae RS, Fabrício Burkert, ainda este mês será elaborado o cronograma de ações com definição de prioridades e planejamento de atividades iniciais, respeitando as demandas e os aspectos econômicos e sociais da cidade.
‘‘Nossa expectativa é a melhor possível. Precisamos de capacitação em alguns setores estratégicos neste momento e o programa deverá atender às empresas neste sentido’’, avalia o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer, Carlos Rutkoski. Segundo ele, o segmento de turismo – Barra do Ribeiro integra a chamada Costa Doce – deverá ser um ponto de destaque.
O município concentra na produção de lavouras e no comércio varejista a maior fatia do mercado no que tange a participação de empresas locais. Estes nichos são seguidos por atividades empreendedoras em áreas secundárias, como a indústria de transformação e o setor de serviços. Além disso, a ótima localização nas proximidades da BR 116, do Lago Guaíba e da Lagoa do Patos, são outras vantagens competitivas para o fomento de negócios em nível regional.
Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.
De olho em novas oportunidades, em Barra do Ribeiro a visão empreendedora dos agentes públicos foi além, e o município contará ainda com três eixos complementares: Inspeção municipal, Turismo e Valorização das Empresas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.