Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor: iniciativa reforça a importância dos pequenos negócios na agenda das eleições

O documento traz uma série de propostas para incentivar o empreendedorismo nas gestões municipais

atualizado em: 29/09/20

Da Redação

COMPARTILHE

O Sebrae lançou nessa segunda-feira, 28 de setembro, o Guia do Candidato Empreendedor A iniciativa tem como objetivo apresentar alternativas aos candidatos municipais para investirem no desenvolvimento econômico sustentável e na geração de empregos, através do apoio ao empreendedorismo, e com isso, melhorar o ambiente de negócios nas cidades brasileiras, antes, durante e após as eleições. O evento contou com a presença da diretoria executiva do Sebrae, do Conselho Deliberativo e dos parceiros que apoiam a iniciativa do Sebrae: Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. Além de parlamentares ligados ao empreendedorismo.

Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor: iniciativa reforça a importância dos pequenos negócios na agenda das eleições

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, chamou atenção para a dimensão do impacto do Guia do Candidato Empreendedor, ao citar a capilaridade das instituições envolvidas. “Nessas eleições temos um recorde de candidatos aos cargos de prefeitos e vereadores. Há muitas pessoas interessadas nos pleitos. Temos a chance de atingir mais de 5.400 municípios brasileiros, com o apoio de todos os envolvidos. O Guia do Candidato Empreendedor é mais uma ação do Sebrae pautada no incentivo ao empreendedorismo. Sou extremamente grato a todos que nos acompanharam nessa causa, a todo corpo funcional do Sebrae, que se debruçou nesse projeto. Tenho certeza de que vamos atingir nosso objetivo de mostrar aos nossos prefeitos e vereadores a importância do empreendedorismo para o crescimento econômico das cidades”, afirmou.

José Roberto Tadros, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, reforçou a importância de estimular a pauta entre a classe política. “Mais uma vez o Sebrae cumpre seu compromisso de estimular o crescimento das pequenas empresas no país. Estabelecer um compromisso de vereadores e prefeitos com o empreendedorismo é expandir a nossa consciência política”, disse. O diretor de administração e finanças do Sebrae, Eduardo Diogo, destacou o papel da coletividade na execução do Guia do Candidato Empreendedor. “Essa iniciativa possui em seu DNA a coletividade. Além do seu gigantesco impacto, falar desse Guia é falar de poder e autoridade. Mas veja, não falo daquele poder desértico, inócuo e vaidoso. O poder que estamos falando, ao tratar de empreendedorismo, é o poder inovador, poder transformador, que toca o coração e aprimora a vida das pessoas”, observou.

A apresentação do Guia do Candidato Empreendedor ficou por conta do diretor Técnico do Sebrae, Bruno Quick. “Teremos aí mais de 5 mil cidades com novos gestores. Os próximos quatro anos são uma página em branco e ao mesmo tempo uma oportunidade de inovar. Sabemos que a melhor forma de prever o futuro é cria-lo. Foi aí que surgiu a ideia de propor esse documento. O trabalho se inicia agora com o lançamento do Guia, durante o período eleitoral, mas a nossa proposta traz um plano de trabalho para os quatro anos de mandato. Fizemos um trabalho meticuloso e qualificado. Queremos estabelecer um diálogo entre prefeitos e vereadores junto aos empreendedores. No pós-eleição, temos a intenção de visitar cada um dos municípios brasileiros para melhorar o ambiente de negócios”, disse Quick.

O Presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, Jorginho Mello, defendeu que o empreendedorismo é uma pauta apartidária e deve ter atenção de todos os políticos. “Sem dúvidas a inovação e o fortalecimento dos negócios é uma questão suprapartidária. O Sebrae mais uma vez se mostra parceiro do empreendedor e o lançamento desse Guia vem no momento certo. Temos que propor antes o que será executado depois. Melhorando o ambiente de negócios, vamos melhorar a economia e superar essa fase de pandemia, que tanto afetou nosso desenvolvimento. Temos que conciliar, fazer esse papel de melhorar as condições para os empreendedores crescerem”, disse. Mello, que é presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional, aproveitou a oportunidade para ressaltar a demanda dos micro e pequenos negócios por empréstimos durante a crise do coronavírus. “Não tenho medo de dizer que o Pronampe é uma das melhores linhas de crédito dos últimos 30 anos. Nossa meta é emprestar mais de R$ 40 bilhões, porque sabemos que os pequenos negócios estão passando por um momento delicado. Os bancos precisam emprestar para quem precisa”, defendeu.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, parabenizou o lançamento do Guia do Candidato Empreendedor e se comprometeu a apresentar as propostas do Sebrae dentro do movimento municipalista. “O pequeno negócio é responsável por boa parte dos empregos e geração de renda, estamos precisando muito disso nesse momento. A CNM vai trabalhar para que esse guia chegue ao maior número de candidatos possível. Vamos apresentar essa proposta do Sebrae como uma parceria que vai ajudar os municípios a crescerem economicamente. A parceria do empreendedor com o gestor local tem sucesso comprovado”, declarou. Outro parceiro do Sebrae no lançamento do Guia, o presidente do Instituto Rui Barbosa, Ivan Bonilha, acredita que a pauta do empreendedorismo terá boa aderência junto aos prefeitos e vereadores. “Inovação e empreendedorismo são questões positivas para a sociedade. Nesse momento que estamos vivendo então, a tecnologia já se mostrou essencial em nossas vidas. Tenho certeza de que esse Guia será bem aceito”, afirmou.

A clareza e assertividade do Guia do Candidato Empreendedor foi motivo de elogios pelo presidente da Associação Nacional do Ministério Público, Manoel Murrieta. “Essa iniciativa vai possibilitar a construção do desenvolvimento econômico baseado na cidadania. Uma iniciativa tão clara, tão verdadeira, comprometida com o fortalecimento da democracia tem todos os requisitos para funcionar. O Guia oferece uma estratégia sólida, um mapa de atuações para os próximos gestores, sem dúvidas é muito importante para o futuro do país”, analisou. A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas também esteve presente no lançamento do Guia. O presidente da instituição, Fábio Nogueira, observou o momento em que o Guia é lançado. “A economia sofre uma retração considerável por conta da pandemia, nesse sentido, o papel do Sebrae é preponderante para o desenvolvimento do país. Estimular uma gestão pública inovadora, ousada e eficiente merece nosso todo nosso apoio e aplausos”, certificou.

O presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio, Serviço e Empreendedorismo, Efraim Filho, apreciou a capacidade de envolver os jovens em pautas de empreendedorismo através do Guia do Candidato Empreendedor. “Esse tema dialoga com a vida real dos brasileiros atualmente. Sabemos que milhares de pessoas sustentam suas famílias através dos pequenos negócios. Ter um projeto que aproxima as duas frentes, os políticos e os potenciais empreendedores, é de suma importância para despertar nos jovens o desejo de empreender, de sonhar e construir seu próprio negócio”, afirmou. O ex-prefeito e atual deputado federal, Vinicius Farah (DEM), já ganhou o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Durante o lançamento do Guia, ele falou sobre sua experiência de gestão ao aliar o empreendedorismo e a administração da cidade.

“Assumi a gestão de Três Rios (RJ) numa época em que ela, infelizmente, era referência negativa em desemprego e outros males. Coloquei em prática diversas ferramentas do Sebrae e assumi o compromisso de melhorar o ambiente de negócio, apostei nisso. Seis anos depois colhi os frutos, 2400 empresas se instalaram na cidade, gerando mais de 16 mil empregos diretos. É uma receita que não tem como errar, quando você melhora o ambiente de negócios, tudo na cidade cresce”, orienta.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), George Pinheiro, colocou à disposição do Sebrae seu trabalho de divulgação do Guia entre todas as instituições que reúne. “O Guia vai estabelecer um compromisso, um norte para os candidatos que se comprometem com o empreendedorismo. Quero informar que já estamos mobilizando candidatos para discutir os futuros planos de governo ligados ao empreendedorismo. Vamos colocar esse Guia à disposição de todas as entidades com as quais estamos envolvidos”, disse. Cláudio Mendonça, presidente da Associação dos Sebrae Estaduais também reforçou a mobilização em torno da execução do Guia. “O empreendedorismo muda tudo, educação, saúde, mobilidade urbana, economia, tudo isso melhora com atitude de transformar a vida das pessoas através da inovação. Vamos estar em 1900 pontos do Sebrae no país trabalhando esse documento junto aos candidatos”, finalizou.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Dezembro de 2024

Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2024

Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: