Mais buscados: mEI crédito sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Nesta sexta-feira (14), durante a Expodireto Cotrijal, o Sebrae Noroeste realizou a entrega do relatório do Programa Cidade Empreendedora do município de Não-Me-Toque. O evento ocorreu no estande dos Poderes Executivo e Legislativo, e reuniu autoridades locais e representantes do Sebrae.
O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada para o desenvolvimento sustentável dos municípios, promovendo crescimento econômico por meio da modernização da gestão pública e do fortalecimento do ambiente de negócios. A parceria teve início em 2022, tornando o município o sexto da Regional Noroeste a aderir ao programa. Em Não-Me-Toque, foram trabalhados os eixos de Desburocratização, Compras Governamentais, Gestão Municipal e Educação Empreendedora.
A administração de Gilson dos Santos e Gilson Trennepohl tem como meta a modernização da gestão pública e a criação de um ambiente favorável aos negócios. “A parceria com o Sebrae e a implementação do programa Cidade Empreendedora trouxeram inovações significativas para nossa gestão, impulsionando a modernização administrativa e facilitando a vida dos empreendedores locais”, destacou o prefeito Gilson dos Santos.
Para o gestor de Políticas Públicas do Sebrae, Euclides Spies, a desburocratização dos processos de abertura de empresas tem sido um dos principais avanços do programa. “Com a modernização e simplificação dos processos administrativos, o tempo necessário para formalizar novos negócios passou de 42 horas em 2022 para apenas 7 horas em 2024. Essa iniciativa tem garantido um ambiente mais ágil e eficiente para os empreendedores, impulsionando o desenvolvimento econômico local”, afirmou.
O gerente regional do Sebrae Noroeste, Armando Petinelli, destacou a importância do relatório como um instrumento estratégico para o desenvolvimento do município. “A entrega deste relatório consolida o trabalho realizado ao longo dos últimos anos e reafirma o compromisso do Sebrae em apoiar a gestão pública na criação de um ambiente mais favorável aos negócios, empreendedorismo e inovação”, ressaltou.
O Programa Cidade Empreendedora busca transformar os municípios em polos de empreendedorismo, criando condições favoráveis para investimentos, inovação e geração de oportunidades. A metodologia do programa se baseia na identificação dos desafios e potencialidades de cada cidade, oferecendo soluções personalizadas, desde a desburocratização de processos até a capacitação de servidores e empresários.
A atuação conjunta entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade têm resultado em um ecossistema econômico mais dinâmico e eficiente. Com a implementação de políticas estruturadas e estratégias bem definidas, contribui para tornar os municípios mais competitivos e preparados para o futuro.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Projetos buscam impulsionar a transformação digital e o crescimento sustentável das empresas do setor de energia.
Sebrae RS apoia empresas de energia com projetos focados em inovação e competitividade
Notícias
29 de Abril de 2025Empreendedorismo em pauta: Prêmio Sebrae de Jornalismo abre inscrições
SAIBA MAIS29 de Abril de 2025
Fotos com foco no empreendedorismo podem concorrer ao Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.