
Mais buscados: MEi CREDITO Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação
Nesta sexta-feira (14), durante a Expodireto Cotrijal, o Sebrae Noroeste realizou a entrega do relatório do Programa Cidade Empreendedora do município de Não-Me-Toque. O evento ocorreu no estande dos Poderes Executivo e Legislativo, e reuniu autoridades locais e representantes do Sebrae.
O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada para o desenvolvimento sustentável dos municípios, promovendo crescimento econômico por meio da modernização da gestão pública e do fortalecimento do ambiente de negócios. A parceria teve início em 2022, tornando o município o sexto da Regional Noroeste a aderir ao programa. Em Não-Me-Toque, foram trabalhados os eixos de Desburocratização, Compras Governamentais, Gestão Municipal e Educação Empreendedora.
A administração de Gilson dos Santos e Gilson Trennepohl tem como meta a modernização da gestão pública e a criação de um ambiente favorável aos negócios. “A parceria com o Sebrae e a implementação do programa Cidade Empreendedora trouxeram inovações significativas para nossa gestão, impulsionando a modernização administrativa e facilitando a vida dos empreendedores locais”, destacou o prefeito Gilson dos Santos.
Para o gestor de Políticas Públicas do Sebrae, Euclides Spies, a desburocratização dos processos de abertura de empresas tem sido um dos principais avanços do programa. “Com a modernização e simplificação dos processos administrativos, o tempo necessário para formalizar novos negócios passou de 42 horas em 2022 para apenas 7 horas em 2024. Essa iniciativa tem garantido um ambiente mais ágil e eficiente para os empreendedores, impulsionando o desenvolvimento econômico local”, afirmou.
O gerente regional do Sebrae Noroeste, Armando Petinelli, destacou a importância do relatório como um instrumento estratégico para o desenvolvimento do município. “A entrega deste relatório consolida o trabalho realizado ao longo dos últimos anos e reafirma o compromisso do Sebrae em apoiar a gestão pública na criação de um ambiente mais favorável aos negócios, empreendedorismo e inovação”, ressaltou.
O Programa Cidade Empreendedora busca transformar os municípios em polos de empreendedorismo, criando condições favoráveis para investimentos, inovação e geração de oportunidades. A metodologia do programa se baseia na identificação dos desafios e potencialidades de cada cidade, oferecendo soluções personalizadas, desde a desburocratização de processos até a capacitação de servidores e empresários.
A atuação conjunta entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade têm resultado em um ecossistema econômico mais dinâmico e eficiente. Com a implementação de políticas estruturadas e estratégias bem definidas, contribui para tornar os municípios mais competitivos e preparados para o futuro.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.