
Mais buscados: MEI credito Sei Boas praticas CONSULTORIA

Da Redação
Para fortalecer ainda mais a gestão pública, o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do SEBRAE-RS voltada para governantes interessados em fomentar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico de seus municípios, organizou recentemente uma capacitação em nível estadual sobre a Nova Lei de Licitações. O evento foi especialmente direcionado para gestores públicos que buscam impulsionar o desenvolvimento de suas cidades, através de ações como as de compras públicas.
O curso reuniu representantes de todo o estado do Rio Grande do Sul, sendo que na região Noroeste estiveram participando os municípios de Condor e Giruá, com o objetivo de oferecer uma visão abrangente e prática das mudanças legislativas trazidas pela Lei 14.133/2021. Sob a orientação do Consultor do SEBRAE Nacional, Maurício Zanin, os participantes foram direcionados por uma parte teórica aliada a dinâmicas práticas, explorando as questões mais importantes e as inovações apresentadas pela nova legislação vigente.
Um dos pontos altos do evento foi a análise dos sistemas de compras do Governo Federal, como o Portal Nacional de Compras Públicas, essenciais para uma gestão eficiente e transparente. Além da imersão teórica e prática, o curso trouxe à tona uma gama de casos de boas práticas, inspirando os participantes a replicarem soluções bem-sucedidas em seus respectivos municípios.
Segundo o gestor de políticas públicas do SEBRAE-RS, Euclides Spies, a Lei 14.133/2021 representa um avanço significativo no processo de aquisição pelos governos. “Esta lei marca um avanço considerável no processo de aquisição pelo poder público, oferecendo benefícios que abrangem desde a ampliação da transparência e segurança jurídica até a otimização da gestão dos recursos públicos”, afirmou Spies.
Conforme Euclides, com a Capacitação Estadual sobre a Nova Lei de Licitações, o Programa Cidade Empreendedora reafirma seu papel como um importante agente de transformações positivas na administração pública, fortalecendo o caminho rumo a gestões mais transparentes, eficientes e empreendedoras.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Sebrae RS
Rodada de negócios aproxima pequenas empresas de grandes compradores da saúde em Porto Alegre
Notícias
30 de Abril de 2026Rodada de negócios aproxima pequenas empresas de grandes compradores da saúde em Porto Alegre
SAIBA MAIS28 de Abril de 2026
Sebrae RS aposta em conexões e inovação para impulsionar negócios na Fenasoja 2026
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.