
Mais buscados: mei Credito SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação
A erva-mate produzida no Alto Taquari será apresentada ao público da Expoagro Afubra por meio de duas oficinas de degustação guiada, promovidas pelo Sebrae em seu estande na feira. A atividade convida os participantes a conhecer aromas, sabores e características da erva-mate da região, além de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido no projeto de Indicação Geográfica (IG) da erva-mate do Alto Taquari, coordenado pela Associação de produtores de Erva-Mate do Alto Taquari, a APPEMAT com apoio estratégico do Sebrae.
Durante as oficinas, os participantes serão conduzidos por uma experiência sensorial baseada em um mapa de degustação, desenvolvido a partir de pesquisas realizadas na região. A proposta é semelhante às degustações realizadas com café e vinho, ajudando o público a identificar notas e características presentes na bebida.
Segundo a analista de projetos do Sebrae, Soraia Gerhardt, a atividade integra o trabalho de valorização da erva-mate e do território. “O projeto da Indicação Geográfica da erva-mate do Alto Taquari é um marco para a nossa região. A erva-mate é um símbolo do Rio Grande do Sul e também uma atividade econômica muito forte no Alto Taquari, envolvendo diversas famílias e produtores. O Sebrae atua apoiando todo esse processo de organização e desenvolvimento do projeto”, explica.
Atualmente, o trabalho envolve sete municípios da região e inclui ações de organização produtiva, manejo, pesquisas e elaboração da documentação necessária para o reconhecimento da IG. A futura Indicação Geográfica deverá ser a primeira do Vale do Taquari e da região do Rio Pardo.
De acordo com Ariana Maia, membro da APPEMAT e especialista envolvida nas pesquisas do projeto, a degustação guiada ajuda a traduzir para o consumidor as características da erva-mate produzida no território.
“Muitas vezes se fala que a erva-mate do Alto Taquari é suave, mas o termo suave está relacionado a intensidade e não atributos de sabor A partir das pesquisas realizadas, conseguimos identificar aromas e sabores diversos, como notas refrescantes, vegetais e doces, que ajudam a comunicar melhor ao consumidor aquilo que ele pode perceber ao consumir a erva-mate da região”, destaca.
As oficinas terão vagas limitadas para até 15 participantes por sessão e contarão com ervas produzidas por oito empresas que integram o projeto da Indicação Geográfica, representando produtores e municípios envolvidos na iniciativa.
A atividade integra a programação do estande do Sebrae na Expoagro Afubra, no dia 24/03, as 11h e as 14h, em frente ao palco principal, e busca aproximar o público da identidade e das características da erva-mate produzida no Alto Taquari.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Sebrae RS
Rodada de negócios aproxima pequenas empresas de grandes compradores da saúde em Porto Alegre
Notícias
30 de Abril de 2026Rodada de negócios aproxima pequenas empresas de grandes compradores da saúde em Porto Alegre
SAIBA MAIS28 de Abril de 2026
Sebrae RS aposta em conexões e inovação para impulsionar negócios na Fenasoja 2026
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.