Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS: 42% dos empresários pretendem expandir seus negócios em 2021

Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae RS, mostra também que 88% das empresas estão operando

atualizado em: 18/02/21

Da Redação

COMPARTILHE

Os empresários estão mais confiantes com a retomada das atividades, reflexo do avanço da vacinação e da perspectiva de melhora no cenário econômico. É o que mostra a mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, desenvolvida pelo Sebrae RS. O levantamento apontou que 42% dos empresários pretendem expandir seus negócios no primeiro semestre deste ano, seguidos de 39% que pretendem manter, 11% reposicionar, 5% retomar e 2% reduzir. Apenas 1% dos entrevistados pretendem encerrar as atividades da empresa.

“Estamos otimistas com a recuperação dos negócios, especialmente no segundo semestre, porque o avanço da vacinação abre a perspectiva de retomada do consumo, o que melhora a expectativa dos agentes econômicos quanto à uma retomada próxima do crescimento, e destrava as decisões de investimento”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

O reflexo disso está no percentual de apenas 12% das empresas que permanecem sem funcionar, enquanto 88% estão operando. Por conta disso, o faturamento também apresenta sinais de recuperação. O mês de janeiro apresentou o melhor resultado da série, com 24% dos negócios sinalizando aumento, 33% manutenção e 43% redução.

A pesquisa traz um novo foco de interesse dos empreendedores gaúchos: o mercado. Citada por 40% dos entrevistados, a orientação sobre uso de ferramentas digitais para o relacionamento com os clientes aparece entre as prioridades, seguida da análise sobre tendências e perspectivas do mercado, com 29% de indicações, e alternativas para diversificar produtos e serviços, com 24% de preferência, superando as questões financeiras, que foram prioritárias em 2020. Neste ponto, o capital de giro segue como foco de interesse para 38% dos entrevistados.

Apesar de perder o primeiro lugar em 2021, a busca por crédito no ano 2020 foi uma constante na vida de muitas empresas, já que 42% delas buscaram recursos com terceiros. Naquelas que procuraram linhas de crédito com agentes financeiros, o valor médio obtido foi de R$ 79,6 mil. O dado ruim deste último levantamento é que, das empresas que fecharam definitivamente em janeiro, 19% delas o fizeram por razões relacionadas ao mercado (falta de clientes), financiamento (falta de capital de giro) e incapacidade de reposicionar o seu negócio. A Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios foi realizada de 11 a 24/01. A margem de erro é de 3,4%.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

05 de Março de 2021

Compilado de medidas para ajudar os empreendedores em tempos de Coronavírus

SAIBA MAIS

 

05 de Março de 2021

Decretos Estaduais

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/03/2021 11:30

Série oferece conteúdos gratuitos sobre marketing digital

Sebrae RS Podcast 24/02/2021 16:12

Like a Boss promove competição de startups durante a Gramado Summit 2021

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: