Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crédito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

SEBRAE/RS apoia empresas de Santa Maria na participação de Edital de APL’s

atualizado em: 24/04/13

Da Redação

COMPARTILHE

Mais de 300 empreendimentos dos setores Metalmecânico, T.I. e Turismo da região poderão ser contemplados

Da Redação

Santa Maria – Empresários e lideranças da indústria Metalmecânica, de Tecnologia da Informação (T.I.) e Turismo de Santa Maria e região contam com o apoio do SEBRAE/RS na elaboração de projetos para participar do Edital de Arranjos Produtivos Locais (APL’s) do Governo do Estado. Os setores mencionados já foram trabalhados pelo SEBRAE/RS em projetos coletivos e seguem unidos encaminhando projetos de reconhecimento de APL’s na Região Centro. A ação de apoio é resultado da parceria com a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), o Sindicato Metalmecânico e Material Elétrico de Santa Maria (SIMMAE), o Centro Software e as prefeituras municipais da região.

A iniciativa teve início em janeiro, quando uma comitiva de lideranças de Santa Maria apresentou as necessidades e interesses da região durante reunião com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), em Porto Alegre. No dia 12 de fevereiro, representantes da AGDI estiveram em Santa Maria para divulgar o Edital de APL’s. Desde então, o SEBRAE/RS está acompanhando os grupos de trabalho, conforme relata o gerente da instituição na Região Centro do RS, Jaques Jaeger: “Estamos subsidiando estes grupos com informações técnicas e econômicas da região que ajudarão na construção dos projetos”, relata Jaeger. Ele explica que poderão ser contemplados mais de 300 empreendimentos da região nos três setores.

Criado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Promoção do Investimento (SDPI), o Edital busca reconhecer formalmente os APL’s através do acesso a R$ 4 milhões, em quatro anos, para apoio à governança e elaboração de planos de desenvolvimento com potencial de R$7,2 milhões ao ano de incentivo fiscal aos contemplados. Lançado em março de 2013, o edital selecionará oito novos APLs para se juntar aos 12 arranjos já enquadrados no Projeto. Os resultados serão conhecidos até o dia 3 de junho.

O que são APL’s
Arranjos Produtivos Locais (APL’s) são articulações de empresas de todos os tamanhos, cooperativas, associações e representações que desenvolvem atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. A interação entre os associados fortalece as chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Junho de 2024

30% dos micro e pequenos negócios gaúchos levarão de quatro a seis meses para voltarem a normalidade

SAIBA MAIS

 

20 de Junho de 2024

Mais de 36% das MPEs ainda estão fora de operação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: