Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei crédito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS apresenta conjunto de soluções para fortalecer os pequenos negócios em 2016

17/12/15

Da Redação

COMPARTILHE

Pesquisa realizada junto a 800 empreendedores contribuiu para a escolha dos temas das capacitações

Da Redação

Evento reuniu jornalistas na sede do SEBRAE/RS, em Porto Alegre (Foto: Tiago Francisco)

Porto Alegre – O ano de 2015 não foi fácil para os pequenos negócios gaúchos. A recessão econômica e as incertezas com relação ao futuro do País exigiram atenção e dedicação redobrados por parte dos empreendedores no gerenciamento de suas empresas. E os indicadores econômicos para 2016 dão sinal de que qualificação, busca de informações e criatividade continuarão sendo fatores decisivos para quem quiser manter a sua empresa ou continuar crescendo.

Por conta deste cenário e para garantir que as micro e pequenas empresas (MPEs) permaneçam fortalecidas, o SEBRAE/RS preparou, para o próximo ano, um conjunto de soluções que abordam temas essenciais para a realização de uma gestão eficaz e bem-sucedida. Já neste fim de ano, os empreendedores gaúchos estão tendo acesso à cartilha “Crise: como passar por ela”, que traz informações e dicas envolvendo os seguintes temas: o empresário, os custos, os clientes, a equipe, os fornecedores e o crédito. Dentro da cartilha, o empresário encontrará um infográfico que resume as principais orientações sobre cada tópico. Além de 10 mil exemplares que serão distribuídos através das unidades de atendimento do SEBRAE/RS, a cartilha está disponível, gratuitamente, para download no portal do SEBRAE/RS.

Confira as imagens da coletiva de imprensa do SEBRAE/RS no nosso canal no Flickr

Outra capacitação que estará disponível ainda em janeiro do próximo ano são as palestras on-line. A periodicidade será mensal e os temas serão os mesmos explorados pela cartilha. Neste caso, os participantes fazem sua inscrição, gratuita, utilizando CNPJ, e, na data e horário agendados para a palestra, entram no sistema através de um e-mail que receberão. Os espectadores podem interagir por meio de um chat enviando perguntas, que são respondidas ao vivo pelo vídeo ou pelo próprio sistema de bate-papo. As consultorias on-line fecham este grupo de soluções. Com os escopos de Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, técnicos do SEBRAE/RS realizarão atendimento individual mediante agendamento prévio.

Pesquisa trouxe subsídios para a formatação das soluções

Para a escolha dos assuntos e capacitações desenvolvidas, a instituição realizou a pesquisa Perspectiva dos Pequenos Negócios Gaúchos para 2016. Uma das perguntas para 800 empreendedores entre 12 e 24 de novembro, trouxe à tona os fatores que impedem o crescimento das empresas. Para 56% dos entrevistados é a falta de clientes, 23% apontam os recursos financeiros e 15% os custos de manutenção muito elevados. Os empresários também foram questionados sobre como estão se organizando para 2016: 35% disse que estão revendo os custos, 32% seguem apenas mantendo a empresa e 28% buscando novos clientes e mercados.

O levantamento também destacou a perspectiva do empreendedor com relação ao desempenho de sua empresa em 2016. Enquanto 43% dos empresários apostam na estabilidade dos seus negócios, 40% esperam o crescimento e apenas 17% a retração. Para o Brasil, os empresários são mais pessimistas dos que para com seus negócios, 34% acreditam que a economia do País irá retrair, 47% estabilizar e 19% crescer.

Diretrizes estratégicas para 2015/2018

Presidente do SEBRAE/RS e diretores executivos apresentaram os resultados (Foto: Tiago Francisco)

As diretrizes estratégicas que têm norteado a atuação do SEBRAE/RS junto aos pequenos negócios gaúchos também são destaque da Coletiva de Imprensa da instituição, neste ano. A frente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS desde janeiro de 2015, Carlos Rivaci Sperotto, também presidente do Sistema Farsul, recebe o grupo de jornalistas juntamente com a diretoria executiva: Derly Fialho – diretor-Superintendente, Ayrton Pinto Ramos – diretor Técnico, e Carlos Schütz – diretor de Administração e Finanças.

Um dos grandes desafios colocados por esta gestão, que segue até 2018, é ‘conhecer e compreender as realidades dos clientes sobre aspecto do negócio, seus desafios e resultados’. Em 2015, entre as ações que levaram conhecimento para as micro e pequenas empresas (MPEs) destacam-se os Seminários Desafios do Crescimento, com 1.500 participantes; a Linha da Pequena Empresa em Caxias do Sul e em Pelotas que, juntas, realizaram 2.136 atendimentos; os seminários regionais de crédito e microcrédito que contaram com 1.830 participantes, além do Programa Juntos para Competir, desenvolvido em parceria com FARSUL e SENAR-RS, beneficiando 3 mil produtores rurais gaúchos.

A instituição atua também com o objetivo de proporcionar acesso a mercado para os pequenos negócios. Dentre as iniciativas, destacam-se as missões em feiras nacionais e internacionais (1.900 empreendedores), a prospecção de mercado em Portugal (para o setor de TI), Colômbia, Peru e México (setores de Petróleo, Gás e Energia), com 100 empresas beneficiadas; as Rodadas de Negócios, que totalizaram 63 em 2015 e prospecção de R$ 51 milhões em negócios, além da 24ª edição da Mercopar, que contou com 442 expositores e 25 mil visitantes.

Com relação às ações de empreendedorismo, o destaque fica por conta da Semana do MEI (8.654 atendimentos), do Salão do Empreendedor, na Frinape, em Erechim (9.835 visitantes) e dos prêmios SEBRAE Mulher de Negócios e MPE Brasil que contabilizaram, este ano, 6,2 mil inscritos no Estado. Projetos e programas que estimulam a inovação nos pequenos negócios também foram colocados em prática com destaque em 2015 pelo SEBRAE/RS, já que mais de 19 mil empresas foram atendidas com alguma solução de inovação em processo ou produto. Alguns dos destaques nesta área é o Projeto Startup RS, que reúne 40 MPEs, e o de Internacionalização em TI, envolvendo 30 empresas. Através deste projeto, oito empreendedores gaúchos passaram três meses no Vale do Silício, nos Estados Unidos, participando de capacitações e treinamentos.

União de forças em prol dos pequenos negócios

Jornalistas receberam a cartilha em primeira mão (Foto: Tiago Francisco)

Outro grande desafio que está posto e que segue cada vez mais intenso nos próximos três anos é ‘mobilizar as instituições públicas e privadas, catalisando e sinergizando os recursos e ações para que os pequenos negócios obtenham o sucesso sustentável e contribuam para a prosperidade do RS’. Neste sentido, dentre as ações de melhoria do ambiente para as MPEs nos municípios gaúchos, estão em destaque a colocação em prática da Lei Geral em 57 municípios em 2015 (229 no total); a implementação da REDESIM em 41 municípios e a realização do projeto de Compras Governamentais em 27 cidades gaúchas.

Em 2015, a instituição também mobilizou parceiros na construção de ações que beneficiam as micro e pequenas empresas. No início do ano realizou nove encontros que reuniram 538 líderes, representantes de instituições públicas e privadas, de todas as regiões do Estado. A atividade serviu para o recolhimento de subsídios para projetos e ações alinhados a realidade de cada região.

Com foco no desenvolvimento regional, o SEBRAE/RS desenvolve o programa Lider nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul reunindo mais de 100 lideranças. A iniciativa tem como objetivo estimular gestores a atuarem de forma empreendedora, fomentando, assim, o desenvolvimento da região em que estão inseridos.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Julho de 2018

Fabricantes de bebidas premium prospectam mercado em São Paulo

SAIBA MAIS

 

16 de Julho de 2018

Encontros de negócios abrem oportunidades no segmento metalmecânico

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2018 18:12

Empretec é lançado com um workshop em Rio Grande

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série sobre Gestão - Plano de Negócios

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: