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Da Redação
Porto Alegre – O ano de 2015 não foi fácil para os pequenos negócios gaúchos. A recessão econômica e as incertezas com relação ao futuro do País exigiram atenção e dedicação redobrados por parte dos empreendedores no gerenciamento de suas empresas. E os indicadores econômicos para 2016 dão sinal de que qualificação, busca de informações e criatividade continuarão sendo fatores decisivos para quem quiser manter a sua empresa ou continuar crescendo.
Por conta deste cenário e para garantir que as micro e pequenas empresas (MPEs) permaneçam fortalecidas, o SEBRAE/RS preparou, para o próximo ano, um conjunto de soluções que abordam temas essenciais para a realização de uma gestão eficaz e bem-sucedida. Já neste fim de ano, os empreendedores gaúchos estão tendo acesso à cartilha “Crise: como passar por ela”, que traz informações e dicas envolvendo os seguintes temas: o empresário, os custos, os clientes, a equipe, os fornecedores e o crédito. Dentro da cartilha, o empresário encontrará um infográfico que resume as principais orientações sobre cada tópico. Além de 10 mil exemplares que serão distribuídos através das unidades de atendimento do SEBRAE/RS, a cartilha está disponível, gratuitamente, para download no portal do SEBRAE/RS.
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Outra capacitação que estará disponível ainda em janeiro do próximo ano são as palestras on-line. A periodicidade será mensal e os temas serão os mesmos explorados pela cartilha. Neste caso, os participantes fazem sua inscrição, gratuita, utilizando CNPJ, e, na data e horário agendados para a palestra, entram no sistema através de um e-mail que receberão. Os espectadores podem interagir por meio de um chat enviando perguntas, que são respondidas ao vivo pelo vídeo ou pelo próprio sistema de bate-papo. As consultorias on-line fecham este grupo de soluções. Com os escopos de Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, técnicos do SEBRAE/RS realizarão atendimento individual mediante agendamento prévio.
Pesquisa trouxe subsídios para a formatação das soluções
Para a escolha dos assuntos e capacitações desenvolvidas, a instituição realizou a pesquisa Perspectiva dos Pequenos Negócios Gaúchos para 2016. Uma das perguntas para 800 empreendedores entre 12 e 24 de novembro, trouxe à tona os fatores que impedem o crescimento das empresas. Para 56% dos entrevistados é a falta de clientes, 23% apontam os recursos financeiros e 15% os custos de manutenção muito elevados. Os empresários também foram questionados sobre como estão se organizando para 2016: 35% disse que estão revendo os custos, 32% seguem apenas mantendo a empresa e 28% buscando novos clientes e mercados.
O levantamento também destacou a perspectiva do empreendedor com relação ao desempenho de sua empresa em 2016. Enquanto 43% dos empresários apostam na estabilidade dos seus negócios, 40% esperam o crescimento e apenas 17% a retração. Para o Brasil, os empresários são mais pessimistas dos que para com seus negócios, 34% acreditam que a economia do País irá retrair, 47% estabilizar e 19% crescer.
Diretrizes estratégicas para 2015/2018
As diretrizes estratégicas que têm norteado a atuação do SEBRAE/RS junto aos pequenos negócios gaúchos também são destaque da Coletiva de Imprensa da instituição, neste ano. A frente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS desde janeiro de 2015, Carlos Rivaci Sperotto, também presidente do Sistema Farsul, recebe o grupo de jornalistas juntamente com a diretoria executiva: Derly Fialho – diretor-Superintendente, Ayrton Pinto Ramos – diretor Técnico, e Carlos Schütz – diretor de Administração e Finanças.
Um dos grandes desafios colocados por esta gestão, que segue até 2018, é ‘conhecer e compreender as realidades dos clientes sobre aspecto do negócio, seus desafios e resultados’. Em 2015, entre as ações que levaram conhecimento para as micro e pequenas empresas (MPEs) destacam-se os Seminários Desafios do Crescimento, com 1.500 participantes; a Linha da Pequena Empresa em Caxias do Sul e em Pelotas que, juntas, realizaram 2.136 atendimentos; os seminários regionais de crédito e microcrédito que contaram com 1.830 participantes, além do Programa Juntos para Competir, desenvolvido em parceria com FARSUL e SENAR-RS, beneficiando 3 mil produtores rurais gaúchos.
A instituição atua também com o objetivo de proporcionar acesso a mercado para os pequenos negócios. Dentre as iniciativas, destacam-se as missões em feiras nacionais e internacionais (1.900 empreendedores), a prospecção de mercado em Portugal (para o setor de TI), Colômbia, Peru e México (setores de Petróleo, Gás e Energia), com 100 empresas beneficiadas; as Rodadas de Negócios, que totalizaram 63 em 2015 e prospecção de R$ 51 milhões em negócios, além da 24ª edição da Mercopar, que contou com 442 expositores e 25 mil visitantes.
Com relação às ações de empreendedorismo, o destaque fica por conta da Semana do MEI (8.654 atendimentos), do Salão do Empreendedor, na Frinape, em Erechim (9.835 visitantes) e dos prêmios SEBRAE Mulher de Negócios e MPE Brasil que contabilizaram, este ano, 6,2 mil inscritos no Estado. Projetos e programas que estimulam a inovação nos pequenos negócios também foram colocados em prática com destaque em 2015 pelo SEBRAE/RS, já que mais de 19 mil empresas foram atendidas com alguma solução de inovação em processo ou produto. Alguns dos destaques nesta área é o Projeto Startup RS, que reúne 40 MPEs, e o de Internacionalização em TI, envolvendo 30 empresas. Através deste projeto, oito empreendedores gaúchos passaram três meses no Vale do Silício, nos Estados Unidos, participando de capacitações e treinamentos.
União de forças em prol dos pequenos negócios
Outro grande desafio que está posto e que segue cada vez mais intenso nos próximos três anos é ‘mobilizar as instituições públicas e privadas, catalisando e sinergizando os recursos e ações para que os pequenos negócios obtenham o sucesso sustentável e contribuam para a prosperidade do RS’. Neste sentido, dentre as ações de melhoria do ambiente para as MPEs nos municípios gaúchos, estão em destaque a colocação em prática da Lei Geral em 57 municípios em 2015 (229 no total); a implementação da REDESIM em 41 municípios e a realização do projeto de Compras Governamentais em 27 cidades gaúchas.
Em 2015, a instituição também mobilizou parceiros na construção de ações que beneficiam as micro e pequenas empresas. No início do ano realizou nove encontros que reuniram 538 líderes, representantes de instituições públicas e privadas, de todas as regiões do Estado. A atividade serviu para o recolhimento de subsídios para projetos e ações alinhados a realidade de cada região.
Com foco no desenvolvimento regional, o SEBRAE/RS desenvolve o programa Lider nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul reunindo mais de 100 lideranças. A iniciativa tem como objetivo estimular gestores a atuarem de forma empreendedora, fomentando, assim, o desenvolvimento da região em que estão inseridos.
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