
Mais buscados: MeI credito Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação
Cambará do Sul – O projeto Fomento ao Turismo no Parque Nacional dos Aparados da Serra e no Entorno está encerrando suas atividades na região. Por conta disso, o Sebrae/RS realiza, no dia 20 de junho, quarta-feira, seminário para apresentar os resultados e entregar os produtos gerados na iniciativa que teve como parceiros o Ministério de Turismo, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMBio, o Sebrae Nacional, a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, e as prefeituras municipais de Cambará do Sul e de Praia Grande. O encontro está marcado para às 14h, no Cambará Eco Hotel, na Estrada do Faxinal, 1001, em Cambará do Sul.
Durante dois anos, o projeto foi executado com o objetivo de integrar a cadeia produtiva do turismo no entorno do Parque Nacional dos Aparados da Serra, aprimorar os produtos turísticos e aumentar a competitividade do destino, tendo a sustentabilidade como tema central. “A conservação da natureza é o grande interesse comum de todos os envolvidos: parque nacional, as empresas de turismo e os turistas”, ressalta o presidente do conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch. Segundo o dirigente, além do Aparados da Serra, outros quatro parques nacionais fizeram parte deste projeto piloto. São eles: Parque Nacional da Serra dos Órgãos – RJ, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO, Parque Nacional de Fernando de Noronha – PE e Parque Nacional de Anavilhanas – AM.
A metodologia do projeto abrange três grandes fases. A primeira refere-se ao Diagnóstico da Oferta Turística, da Integração da Cadeia Produtiva do Turismo no entorno dos parques, a elaboração de mapa turístico de cada parque e de painel turístico para ser afixado em cada parque contendo o mapa. O gestor do projeto no Sebrae/RS, Emerson Monteiro, acrescenta que a segunda fase envolveu seis eventos de capacitação que reuniram em cada um cerca de 50 micro e pequenas empresas de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC). “A última etapa cabe ao Sebrae Nacional que irá elaborar e publicar um estudo de caso sobre a experiência nos cinco parques nacionais”, explica.
Entre os principais resultados obtidos pelo projeto, destaque para elaboração de um mapa turístico do parque e dos municípios de Cambará do Sul/RS e Praia Grande e para a abertura do parque de terças a domingos, a partir das 8h – um dia a mais na semana e uma hora a mais por dia. “Amanhã iremos detalhar todos os resultados obtidos nestes dois anos”, afirma Monteiro.
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.