Mais buscados: MEI crEdito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Com foco na resiliência, desenvolvimento sustentável e reconstrução do Rio Grande do Sul, além dos desafios para as novas administrações municipais, ocorre nos dias 20 e 21 de fevereiro a tradicional Assembleia de Verão da FAMURS. O evento será realizado na Sociedade Amigos Balneário Atlântida (SABA), em Xangri-lá, Litoral Norte do RS, reunindo prefeitos de todo o estado para discutir diretrizes fundamentais para a gestão pública.
O Sebrae RS marcará presença com um estande voltado ao relacionamento com os gestores municipais e à apresentação de iniciativas estratégicas para fomentar o empreendedorismo e a desburocratização. Um dos principais focos será a Lei de Liberdade Econômica, que simplifica a abertura e operação de negócios, estimulando o crescimento das micro e pequenas empresas.
Desburocratização e desenvolvimento local
Aprovada em nível federal pela Lei nº 13.874/2019 e regulamentada no Rio Grande do Sul pela Lei nº 15.431/2019, a Lei de Liberdade Econômica estabelece normas que reduzem entraves burocráticos, permitindo que 770 atividades econômicas consideradas de baixo risco operem sem necessidade de alvarás ou licenciamentos prévios. Essa medida facilita a vida dos empreendedores e impulsiona a economia local.
“O Sebrae RS estará no evento para sensibilizar os gestores municipais sobre a importância da implementação da Lei de Liberdade Econômica, demonstrando os benefícios que ela traz para os pequenos negócios e para o desenvolvimento das cidades. Temos estrutura e expertise para apoiar os municípios na regulamentação e na efetivação dessa legislação”, destaca a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros.
Outras iniciativas de apoio aos municípios
Além da Lei de Liberdade Econômica, o Sebrae RS apresentará estratégias fundamentais para a implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento das micro e pequenas empresas, como:
* Sala do Empreendedor: espaço dentro das prefeituras para oferecer suporte e orientação aos empreendedores locais.
* Compras Públicas: incentivo à participação das micro e pequenas empresas nas licitações municipais, promovendo a economia local.
* Cidade Empreendedora: programa que apoia municípios na criação de um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e na retomada econômica, especialmente nas cidades atingidas pelas enchentes.
“O nosso objetivo é apoiar pelo menos 100 prefeituras na regulamentação da Lei de Liberdade Econômica em 2025, beneficiando cerca de 70% das micro e pequenas empresas do estado. Isso tornará o Rio Grande do Sul um ambiente mais amigável ao empreendedorismo e incentivará a criação de novos negócios. Esse trabalho será conduzido através do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (CEDE), com o apoio dos conselheiros do Governo do Estado e da sociedade civil”, reforça Marcio Benedusi, analista de Políticas Públicas do Sebrae RS.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Março de 2025Municípios atingidos pela enchente de 2024 discutem medidas para retomada da economia em evento promovido pelo Sebrae RS
SAIBA MAIS20 de Março de 2025
Encontro sobre Retomada Econômica em Bento Gonçalves Reúne Gestores Públicos da Região dos Vales
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.