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Da Redação
O centro da cidade de Novo Hamburgo passa por um grande processo de revitalização que faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), executado pela Prefeitura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São melhorias estruturais envolvendo rede elétrica, de água e de esgotos e também novo layout para o mobiliário urbano. Como o comércio é intenso na região, o impacto das mudanças foi sentido pelas micro e pequenas empresas da região que também perceberam a necessidade de adaptar seus negócios aos novos tempos.
O gerente do Sebrae RS na Região Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti, relata que a largada para o programa de capacitação do grupo de empreendedores foi dada dia 06 de dezembro com uma reunião com representantes do executivo municipal e do varejo. O encontro foi na sede da ACI – Associação Comercial e Industrial em Novo Hamburgo com a realização de uma palestra sobre a importância da atualização do varejo. Posteriormente, houve um trabalho de prospecção por parte do Sebrae junto às micro e pequenas empresas da área central que será revitalizada. A cada uma das empresas foi mostrada a importância de também promoverem mudanças no seu negócio para atrair mais clientes e aproveitar a transformação do entorno.
“Visitamos todos para falar do Projeto Caras Novas e como cada um pode também melhorar seu empreendimento trabalhando aspectos de gestão e processos, além do visual”, afirma Copetti. Também foi realizado o diagnóstico com perfil empresarial de cada empresa. Toda essa ação é integralmente bancada pela Prefeitura, sem gastos para os empreendedores. Cinquenta lojas decidiram aderir e, no dia 05 de fevereiro, houve a reunião da primeira turma sobre indicadores. Ainda em fevereiro, outras duas turmas abordarão esse tema. Lucratividade, taxa de conversão e ticket médio foram definidos como indicadores que serão monitorados durante o programa, que se encerra em julho. Com a capacitação do Sebrae, o objetivo é que os próprios empreendedores passem a monitorar os resultados do seu desempenho.
Estão previstos ainda 10 workshops e consultorias sobre marketing, RH, planejamento estratégico, finanças e atendimento. “O varejo sofreu profundas mudanças nos últimos anos e é preciso aprender a conquistar o novo consumidor, mais exigente e com outras necessidades”, ressalta o gestor.
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