Capacitação foi aplicada de forma experimental em 74 alunos de Viamão e Porto Alegre
Da Redação
Viamão – O empreendedorismo está na moda e mais que isso vem transformando-se numa prática perseguida pelos jovens. No Brasil, dos 27 milhões de empreendedores, mais da metade, 14,4 milhões, têm entre 25 e 44 anos, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2011). Atento a este movimento, o Sebrae/RS desenvolveu este ano a Oficina de Empreendedorismo voltada para alunos do Ensino Médio.
Em caráter experimental, a entidade aplicou a oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Ayrton Senna da Silva, de Viamão, e no do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Restinga) de Porto Alegre. Ao todo, 74 alunos participaram da capacitação que tem como objetivo estimular no jovem a predisposição para empreender, “descobrindo e explorando suas características empreendedoras e proporcionando-lhes uma visão de futuro”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
A proposta metodológica para o desenvolvimento da oficina é fundamentada na aprendizagem de competências para o empreendedorismo e em vivências comportamentais através de dinâmicas e jogos criativos durante quatro horas. “Para 2013, temos previsto no Estado a realização de pelo menos mais 20 turmas da Oficina de Empreendedorismo”, destaca o técnico do Sebrae/RS responsável pela ação, Ivandro Rosa de Moraes.
Para a aluna do primeiro ano da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, Alexia Raquel Machado, a oficina colaborou para esclarecer sobre profissão e carreira. “Foi muito positiva, pois deu vontade de me formar logo e seguir uma profissão. Mostraram-nos que para conseguir sucesso precisamos de coragem, e de gostar do que queremos exercer”. Adriane dos Santos Dias, outra estudante que participou das atividades, complementou. “Além de aprendermos coisas novas, também nos divertimos muito. Até os mais tímidos e encabulados se soltaram bastante”.
A diretora da Escola, Naiara Nunes Cardoso, acompanhou a oficina e achou a dinâmica fantástica porque vai ao encontro do trabalho que a escola realiza. “Atuamos para desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam também empreendedor. O trabalho realizado pelo Sebrae/RS reforçou a importância de ter metas e objetivos para transformar um sonho em realidade”. A diretora registrou sua sugestão para as próximas oficinas de Empreendedorismo. Segundo ela, seria interessante que os professores pudessem participar ou acompanhar o trabalho. “É necessário, cada vez mais, relacionar o conhecimento formal ao mundo do trabalho”.
As escolas interessadas em participar da Oficina, deverão entrar em contato pelo telefone (51) 3216-5275 ou pelo e-mail
educacaoemp@sebrae-rs.com.br.