Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI SEI credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS e FNQ certificam 79 Salas do Empreendedor em 2020

O número de Salas certificadas quase dobrou em relação a 2019, quando os Selos foram entregues em 43 municípios

atualizado em: 22/12/20

Da Redação

COMPARTILHE

Nem mesmo a pandemia interrompeu o processo de certificação das Salas do Empreendedor. Seguindo todos os protocolos de segurança, foram cumpridas todas as etapas do processo de certificação, resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.

Em 2020, foram certificadas 79 Salas, quase o dobro do alcançado no ano passado, quando os Selos foram entregues em 43 municípios. Das 79 Salas, 35 receberam Selo Ouro, 6 Selo Prata e 38 Selo Bronze. A certificação é a etapa final de um processo iniciado há mais de cinco meses. Durante este período, as atividades envolveram diferentes etapas como bate-papos online, apresentação de cases, esclarecimento de dúvidas, autodiagnóstico e avaliação.

O processo começou com bate-papos online envolvendo as Salas, entre 15/07 e 19/08. Nestes encontros virtuais, foram compartilhados cases bem-sucedidos para servir de inspiração aos demais e para mostrar como é o funcionamento e o que pode ser implementado. As Salas interessadas em participar da certificação tiveram prazo até 25/09 para se inscreverem à certificação. A segunda etapa foi o autodiagnostico, que consiste em responder a algumas questões acessando o link disponibilizado. Posteriormente, houve uma rodada de entrevistas virtuais com o Sebrae RS e a FNQ, que se estendeu de 13/10 até 12/11.  

“Nesse segundo ano do prêmio, a estratégia dos Selos se mostrou muito efetiva, pois os avanços foram bem significativos. Passamos de 43 Salas certificadas em 2019 para 79 em 2020! Esse resultado significa que os empreendedores desses municípios irão encontrar um ambiente de negócios propício para o empreendedorismo e Salas com uma estrutura mais completa para atendimento às suas demandas”, afirma a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros.

“É um orgulho para FNQ realizar o programa de certificação nas Salas do Empreendedor junto ao Sebrae RS. Por meio desse programa podemos fomentar o empreendedorismo no Brasil e o apoio tão fundamental de instituições como o Sebrae e as prefeituras dos estados,” destaca o presidente executivo da FNQ, Ronald Martin Dauscha.

“Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos. Com isso, facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Assim, reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico auxilia no esclarecimento de muitas dúvidas dos empreendedores. Dessa forma, o empresário pode contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais”, complementa o gestor estadual das Salas do Empreendedor do RS, Marcio Benedusi.

 

Saiba mais

Para certificação das Salas do Empreendedor são avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas pelo link disponibilizado pela FNQ. Depois são realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem os critérios pré-estabelecidos recebem a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisam oferecer pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Micro Empreendedor Individual). 

Para alcançar o selo Prata, além dos pré-requisitos do selo Bronze, são exigidos mais seis serviços intermediários de uma lista de oito opções, como por exemplo o atendimento do Corpo de Bombeiros, orientação para participação nas compras públicas e oferta de microcrédito. Já para ser Ouro, além dos pré-requisitos para os níveis básico e intermediário, é exigido das Salas do Empreendedor o oferecimento de pelo menos mais três serviços avançados de uma lista de quatro opções, coworking, assessoria jurídica, atendimento virtual e alvará online.

 

Salas certificadas Selo Ouro

  1. Bagé
  2. Bento Gonçalves   
  3. Camaquã
  4. Campo Bom
  5. Canoas
  6. Erechim
  7. Esteio
  8. Farroupilha
  9. Frederico Westphalen
  10. Horizontina
  11. Ibirubá
  12. Igrejinha
  13. Lagoa Vermelha
  14. Lajeado
  15. Montenegro
  16. Não Me Toque
  17. Nova Esperança do Sul
  18. Nova Santa Rita
  19. Palmeira das Missões
  20. Panambi
  21. Pejuçara
  22. Pelotas
  23. Rio Grande
  24. Santa Clara do Sul
  25. Santiago
  26. São José do Norte
  27. São Lourenço do Sul
  28. São Sebastião do Caí
  29. Sapucaia do Sul
  30. Sarandi
  31. Soledade
  32. Tapejara                   
  33. Tapes
  34. Torres
  35. Venâncio Aires

 

 

Salas certificadas Selo Prata

  1. Bom Jesus
  2. Rio Pardo
  3. Santa Rosa
  4. Santo Ângelo
  5. Três de Maio
  6. Uruguaiana

 

Salas certificadas Selo Bronze

  1. Alegrete
  2. Antônio Prado
  3. Arroio Grande
  4. Brochier
  5. Caçapava do Sul
  6. Candiota
  7. Canguçu
  8. Carazinho
  9. Condor
  10. Cristal
  11. Dom Feliciano
  12. Estância Velha
  13. Feliz
  14. Gravataí
  15. Ijuí
  16. Jaguarão
  17. Lavras do Sul
  18. Mampituba
  19. Marau
  20. Portão
  21. Porto Vera Cruz
  22. Redentora
  23. Restinga Seca
  24. Rosário do Sul
  25. Sananduva
  26. Santa Vitória do Palmar
  27. Santana do Livramento
  28. São Borja
  29. São Jerônimo
  30. São Leopoldo
  31. São Marcos
  32. Sapiranga
  33. Taquari
  34. Teutônia
  35. Triunfo
  36. Tuparendi
  37. Unistalda
  38. Vacaria

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: