Mais buscados: MEI CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – O SEBRAE/RS e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, assinaram convênio de cooperação técnica que visa sensibilizar os municípios para a importância da Lei Municipal referente às micro e pequenas empresas. O termo foi assinado pelo presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, pelo secretário de Estado Afonso Motta, pelo superintendente do SEBRAE/RS, Léo Hainzenreder, e pelo diretor Técnico do SEBRAE/RS, Marco Antônio Kappel Ribeiro, na tarde desta quarta-feira, dia 13 de março, durante o Seminário Regional de Compras Governamentais, realizado em Porto Alegre no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Além da capital gaúcha, outras 24 cidades no País sediaram o evento simultaneamente.
No Rio Grande do Sul o Seminário Regional de Compras Governamentais foi promovido pelo SEBRAE/RS em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e com o Governo do Rio Grande do Sul e reuniu 190 lideranças municipais, entre prefeitos, secretários, assessores jurídicos, pregoeiros, representantes de entidades locais e presidentes de Câmaras de Vereadores para explicar e orientar sobre os benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Através dos pequenos negócios, a Lei Geral promove a economia do município e do Estado. Queremos com este ato sensibilizar os gestores municipais para a importância de efetivamente tirar a legislação do papel e torna-la uma realidade nas cidades gaúchas”, afirmou o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, na abertura do encontro.
De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, a Lei Geral impulsiona o crescimento dos municípios e dos Estados e, por isso, é importante que seja aplicada pelos gestores municipais. “A parceria com o SEBRAE é de suma importância para o bom desempenho das auditorias e da aplicação da Lei”, afirmou o presidente do TCE-RS garantindo que os auditores do Tribunal serão capacitados para que possam fiscalizar a implementação da Lei Geral nos municípios. Atualmente, no Rio Grande do Sul 70 cidades já tornaram a legislação uma realidade e estão contribuindo para o desenvolvimento das MPEs. A meta do SEBRAE/RS para 2013 é atingir a marca de 105 municípios com a Lei posta em prática.
O secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, destacou a importância do programa Fornecer – Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas. “O Fornecer é uma grande conquista das micro e pequenas empresas e representa a qualificação das compras públicas. Ele está promovendo o crescimento endógeno no nosso Estado”, afirmou Motta. A análise do secretário é corroborada pelo superintendente do SEBRAE/RS, Léo Hainzenreder, que acredita no programa como um descentralizador de renda. “O Fornecer representa o dinheiro público aplicado da melhor forma possível”, disse Hainzenreder. No ano passado, o programa injetou R$ 25,4 milhões nos 79 municípios atingidos pela regionalização dos itens. A meta para 2013 é que este valor atinja os R$ 34,5 milhões.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.