Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mEI Credito Consultoria boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae RS e Jr Achievement levam educação empreendedora às escolas

Convênio assinado nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, visa atender 15 mil alunos em 2020

atualizado em: 14/02/20

Da Redação

COMPARTILHE

Despertar o empreendedorismo nos jovens é o propósito comum que une Sebrae RS e a Junior Achievement com a parceria firmada nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro em Porto Alegre. Por meio do convênio assinado nesta manhã entre representantes das duas organizações, serão oferecidos quatro cursos às escolas: Vantagens de Permanecer na Escola; Economia Pessoal; Meu Dinheiro Meu Negócio e Introdução ao Mundo dos Negócios. O objetivo é atender 15 mil alunos da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em 2020. Em uma primeira etapa, os cursos serão oferecidos às escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre.

“Uma das nossas prioridades para os próximos anos no Sebrae RS é investir em projetos e ações que envolvam o tema Educação Empreendedora, por isso a importância de estarmos retomando esta parceria com a Junior Achievement, muito relevante no passado”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. Para o dirigente, parcerias como esta materializam a missão da organização, contribuindo para um futuro mais promissor de crianças e jovens, e beneficiando toda sociedade.

Sebrae RS e Jr Achievement levam educação empreendedora às escolas 3

 O presidente da Junior Achievement no Rio Grande do Sul, Rafael Severo, reforçou: “Quando olhamos para os jovens, podemos entregar um futuro mais promissor para eles e para todo nosso Estado e nossa sociedade”. A Junior Achievement é uma organização que visa despertar o espírito empreendedor em jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando visão clara do mundo dos negócios e criando pontes entre os jovens e o mundo de trabalho.

O gerente executivo da JARS, Henrique Bandeira, explica a atuação da Junior Achievement no Estado. “Trabalhamos também o intraempreendedorismo com os estudantes e conseguimos fundar novos negócios, contribuindo para diminuir a desigualdade social tão presente nas comunidades. Quando a gente fala de educação financeira, por exemplo, é proporcionar aos alunos possibilidades de aprendizado sobre como eles podem gerir o seu próprio dinheiro, tema pouco trabalhado em muitas escolas”, explica o gerente executivo da JARS, Henrique Bandeira.

O Sebrae RS já participa de outras ações voltadas à promoção do empreendedorismo nas escolas, entre as quais o Programa Jovem RS Conectado Futuro, lançado pelo governo do Estado e que conta com a parceria de diversos agentes. “Somos coautor no desenvolvimento e na execução de oficinas que tratam das competências empreendedoras que são associadas às competências para o século 21, e que dialogam com a Base Nacional Comum Curricular, a qual todas as escolas brasileiras terão que se adequar, conforme o Ministério da Educação”, comenta a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes. 

De acordo com Roselaine, “cerca de 65% dos jovens (Fórum Econômico Mundial 2019) que estão iniciando na escola hoje, irão atuar em profissões inexistentes. Deste modo, necessitam estar preparados com competências que vão além do conhecimento e das habilidades técnicas como, por exemplo, as atitudes que envolvem um maior senso de trabalho em equipe. Por conta disso, precisamos ofertar capacitações que desenvolvam essas competências de modo prático e compartilhado, previstos nas metodologias da Junior Achievement”, complementa.

Sebrae RS e Jr Achievement levam educação empreendedora às escolas 1

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Fevereiro de 2020

Palestra em Caxias do Sul traz um novo olhar sobre a moda

SAIBA MAIS

 

17 de Fevereiro de 2020

Sebrae RS e CNPq abrem seleção para o Projeto ALI - Agente Local de Inovação

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/02/2020 09:30

Plataforma conecta pequenos negócios de design e arquitetura com potenciais clientes

Sebrae RS Podcast 07/02/2020 08:30

Cidade Empreendedora, um programa do Sebrae RS para acelerar o desenvolvimento dos municípios

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: