Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEi Credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Sebrae RS é parceiro do Programa Jovem RS Conectado ao Futuro

Organização irá atuar na elaboração das competências para identificar as escolas empreendedoras

atualizado em: 26/09/19

Da Redação

COMPARTILHE
Sebrae RS é parceiro do Programa Jovem RS Conectado ao Futuro

A escola empreendedora tem o propósito de estimular os estudantes a desenvolverem competências que fomentem o seu protagonismo.

O que identifica uma escola empreendedora? Essa é uma das indagações do Programa Jovem RS Conectado ao Futuro, lançado recentemente pelo governo do Estado e que conta com a parceria de diversos agentes para promover o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas. A proposta da Secretaria Estadual de Educação é valorizar, apoiar e dar visibilidade e estímulo ao desenvolvimento do protagonismo juvenil. A gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes, explica que a organização foi convidada para apoiar na elaboração das competências de uma escola empreendedora.  Outras instituições como IFRS – Instituto Federal do RS – Campus Porto Alegre; Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia e Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação e Parques Tecnológicos foram encarregadas de definir os conceitos da escola criativa e da escola inovadora, respectivamente. Nesse sentido, foram definidas 15 competências que sinalizam Escolas Empreendedoras, Criativas e Inovadoras.

Esses conceitos formarão a base para recomendação de respectivos selos para as cerca de 2.500 escolas estaduais no período entre 2019 e 2021. No caso da escola empreendedora, o Sebrae definiu cinco competências que compõe o conjunto das 15. São elas: sustentabilidade econômica, protagonismo e cooperação, criação de produtos e serviços, fomento de parcerias e educação financeira. A escola empreendedora é aquela em que os componentes curriculares se articulam nas diferentes etapas de ensino, com o propósito de estimular os estudantes a desenvolverem competências que fomentem o seu protagonismo. É uma escola que enfatiza a aprendizagem criativa e colaborativa, e o “fazer mão na massa”, voltados para a inserção no mundo do trabalho e na cocriação de soluções aos seus desafios e de sua comunidade.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação, no RS existem 59.489 professores na rede pública estadual, 37.720 turmas com um total de 859.352 alunos. Roselaine informa que para poder levar as informações sobre o programa para o universo escolar, por meio dos coordenadores e diretores, foi montada a estratégia de realização de eventos denominados IdeaThon – um dia de Imersão e maratona de cocriação voltada à cultura da inovação, criatividade e empreendedorismo. Os IdeaThon’s são realizados nas universidades ou parques tecnológicos das regiões e contam com o apoio do Sebrae RS, Universidades, Reginp, IFRS, Secretaria Estadual da Educação, Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia, Secretaria da Cultura, Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social.

Nessas imersões, são criados momentos (oficinas/maker), que acontecem simultaneamente nas três salas em que foram definidas as competências das Escolas Criativas, Inovadoras e Empreendedoras. Nessas salas, os dirigentes participam e vivenciam os conceitos e práticas de tais escolas. O Sebrae RS conduz as imersões das Escolas Empreendedoras. A ideia é que cada escola identifique o seu perfil de acordo com as competências estabelecidas e, posteriormente, coloque a sua definição em uma plataforma da Secretaria de Educação. 

A gestora do Centro de Gestão e Inovação (CEGIN) da Secretaria de Educação, Karina Menegazzo, afirma que se trata de um programa colaborativo e que fomenta o protagonismo do estudante por meio da incubação e da cocriação de projetos, apoiando o desenvolvimento de escolas inovadoras, criativas e empreendedoras na Rede Estadual de Ensino do RS.

“Nosso propósito é investir e transformar o modo de fazer educação em que os alunos possam aprender de forma colaborativa com seus professores e com seus colegas dentro e fora da escola. Além disso, queremos que os professores fomentem a criatividade para além das “tintas”, a inovação para além da “tecnologia” e o empreendedorismo para além do “projeto de mercadinho”. É preparar e potencializar nosso aluno para que possa viver um mundo melhor. É pensar nas competências e habilidades para o mundo do trabalho, da economia criativa, do desenvolvimento sustentável, do desenvolvimento de competências socioemocionais, do aprender fazendo, da cultura maker, das metodologias ativas, do ensino híbrido, do aprender mão na massa. Nosso propósito é instrumentalizar nossos alunos para que sejam mais criativos, mais inovadores e mais empreendedores. Para que sejam pessoas humanizadas, melhor preparadas às competências necessárias para o século 21”.

Até agora, foram realizados três IdeaThons nos polos educacionais Serra, Centro e Sul, com mais de 600 diretores de escolas já sensibilizados. A meta é atingir 20% da rede ainda em 2019, 40% em 2020 e mais 40% em 2021 até chegar à totalidade em 2022.

Os próximos IdeaThons:

02/10 – Será realizado o IDeathon, UNIPAMPA (Uruguaiana) – Polo Fronteira – previsto: 120 Gestores escolares das CREs da 10ª, 19ªe 35ª

08 e 11/10 – Será realizado o IDeathon, Canoas e POA – Polo Metropolitano – previsto: 348 Gestores escolares das CREs da 1ª, 2ª, 11ª, 27ª e 28ª.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Veja Mais

Para receber a promoção, empreendedores precisam acessar pelo menos um dos conteúdos gratuitos do site da organização durante os dias 19 e 29 de novembro

Black Week Sebrae RS: 30% de desconto em consultorias

Notícias

19 de Novembro de 2019

Black Week Sebrae RS: 30% de desconto em consultorias

SAIBA MAIS

 

19 de Novembro de 2019

3º Salão de Franquias é oportunidade de bons negócios

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/11/2019 16:52

Porto Alegre recebe o 3º Salão de Franquias do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 18/11/2019 17:38

Sebrae RS promove Startup Day em Porto Alegre

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: