Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Rio Grande – O SEBRAE/RS e a prefeitura municipal de Rio Grande formalizaram, na tarde desta terça-feira, dia 12 de março, parcerias que irão beneficiar micro e pequenas empresas do setor do turismo e da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia. O superintendente do SEBRAE/RS, Léo Hainzenreder, e o prefeito Alexandre Lindenmeyer assinaram os dois convênios em solenidade realizada no estande do executivo riograndino na Feira do Polo Naval.
O primeiro convênio visa a realização de ações que auxiliem na inserção competitiva de 150 MPEs do setor de petróleo, gás e energia como fornecedoras ou potenciais fornecedoras de grandes empresas locais. Entre elas, a prestação de consultorias e assessorias, a aproximação com universidades e laboratórios, privilegiando a inovação nestas empresas e a promoção de seminários, rodadas de negócios e presença em feiras e missões.
“Com a expansão do polo naval, a partir dos grandes investimentos que o País está realizando no setor petrolífero off-shore, Rio Grande está retomando seu crescimento econômico. Por isso, é importante que os pequenos negócios locais ampliem sua participação nesse setor. E o convênio que celebramos amplia essa perspectiva para as micro e pequenas empresas locais”, destacou Léo Hainzenreder. Ele lembra, ainda, que nos últimos sete anos as oportunidades para os pequenos negócios no Brasil já acumularam R$ 5,5 bilhões em fornecimento direto ou para grandes fornecedores da Petrobras.
O prefeito de Rio Grande enfatizou a importância do SEBRAE/RS na capacitação da gestão dos pequenos negócios do município. “A cidade está vivendo o surgimento de uma nova economia, tendo um volume significativo de empregos e movimentando diversos setores. Isso cria grandes desafios e faz com que seja fundamental contar com parceiros da magnitude do SEBRAE/RS”.
Turismo
O SEBRAE/RS e a prefeitura de Rio Grande também serão parceiros no desenvolvimento de ações no setor de turismo, beneficiando 15 MPEs do município que fazem parte do Projeto Integrar os Serviços da Costa Doce. Elas serão apoiadas no processo melhoria de gerenciamento e recepção aos turistas, por intermédio de capacitações, consultorias e palestras sobre plano de negócios e diagnóstico em serviços, entre outras iniciativas.
Em 2013, a Costa Doce completa 20 anos. É uma região turística que possui o maior complexo lagunar da América Latina, composto pela Laguna dos Patos e pelas lagoas Mangueira e Mirim. Com um ecossistema exuberante, o local possui uma fauna diversificada que habitam o Mar de Dentro. Oferece, também, opções de hospedagem qualificada e facilidade de locomoção. São 17 municípios que compõem a região turística e se organizam por meio da Governança Regional da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce.
“O SEBRAE/RS tem trabalhado fortemente para colocar a região na rota turística do Rio Grande do Sul. Cada atividade que promovemos busca dar maior visibilidade aos seus roteiros turísticos, que oferecem a beleza das praias aliada às paisagens, à história e à cultura rica do povo”, lembrou o superintendente Léo Hainzenreder.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.