Mais buscados: Mei Credito SEI BOAS Praticas consultoria
Da Redação
O município de Sarandi concluiu recentemente o primeiro ciclo do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae RS em parceria com a administração municipal. O programa, que visa promover o desenvolvimento econômico local por meio do incentivo ao empreendedorismo, foi implementado em diversos eixos estratégicos, incluindo desburocratização, gestão municipal, compras governamentais, diretrizes municipais, turismo, valorização de empresas e educação empreendedora.
O programa que foi desenvolvido ao logo de aproximadamente 3 anos, encerrou o ciclo com resultados positivos, como o aprimoramento de políticas públicas, o suporte técnico para micro e pequenos empresários, e a capacitação de gestores municipais e educadores no eixo de Educação Empreendedora, que fomentou a inovação e o espírito empreendedor nas escolas.
“Uma ação de muito valor foi o envolvimento dos alunos neste projeto, onde os professores foram treinados para realizar um trabalho com o objetivo de criar uma mentalidade empreendedora em nossas crianças. Também ocorreram ações para valorizar e descobrir vocações locais, incentivando a cultura e o turismo local que tem inúmeras perspectivas de desenvolvimento e crescimento. Enfim, foram realizadas várias ações em diferentes segmentos, com o objetivo de apoiar e incentivar nossos empreendedores a estarem sempre em busca de inovações e em constante crescimento, pois se a economia local estiver fortalecida, o município se desenvolve e a comunidade toda se beneficia deste crescimento”, explica a representante do município, Liciane Wuttke.
A execução do Cidade Empreendedora, também contou com ações práticas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, como consultorias gratuitas aos empreendedores locais, destacando cada vez mais, a importância do espaço para novos empreendedores dentro no município.
Com o objetivo de proporcionar oportunidades para a comunidade empreendedora, e demais munícipes, o Cidade Empreendedora auxilia em práticas essenciais para quem está iniciando no mercado, como por exemplo, vendas, consultorias de marketing, palestras e outros. A parceria entre Sebrae RS e Prefeitura, destaca a desburocratização de todo processo para a abertura de novas empresas, além de oferecer a toda comunidade, mais segurança para iniciarem em novas oportunidades.
“Este projeto apoia os pequenos negócios, buscando incentivar novos empreendedores e o fortalecimento e manutenção dos já existentes, com o intuito de gerar mais empregos e renda dentro do município. Para alcançar os objetivos foi ofertado apoio às pequenas empresas através de cursos, workshop, palestras e ações visando a desburocratização. Outro ponto de fundamental importância foi o incentivo a compras públicas locais, visando fazer circular os recursos no próprio município. Podemos citar ainda o trabalho de capacitação dos gestores públicos, para que estes tenham condições de criar um ambiente favorável aos empreendedores locais. Outra ação de muito valor foi o envolvimento dos alunos neste projeto, onde os professores foram treinados para realizar um trabalho com o objetivo de criar uma mentalidade empreendedora em nossas crianças”, finaliza, Liciane.
Siga o SEBRAE RS
22 de Abril de 2025
Tendências e Boas Práticas para o Varejo é tema de palestra em Cachoeira do Sul
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.