Mais buscados: Mei credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
O município de Sarandi concluiu recentemente o primeiro ciclo do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae RS em parceria com a administração municipal. O programa, que visa promover o desenvolvimento econômico local por meio do incentivo ao empreendedorismo, foi implementado em diversos eixos estratégicos, incluindo desburocratização, gestão municipal, compras governamentais, diretrizes municipais, turismo, valorização de empresas e educação empreendedora.
O programa que foi desenvolvido ao logo de aproximadamente 3 anos, encerrou o ciclo com resultados positivos, como o aprimoramento de políticas públicas, o suporte técnico para micro e pequenos empresários, e a capacitação de gestores municipais e educadores no eixo de Educação Empreendedora, que fomentou a inovação e o espírito empreendedor nas escolas.
“Uma ação de muito valor foi o envolvimento dos alunos neste projeto, onde os professores foram treinados para realizar um trabalho com o objetivo de criar uma mentalidade empreendedora em nossas crianças. Também ocorreram ações para valorizar e descobrir vocações locais, incentivando a cultura e o turismo local que tem inúmeras perspectivas de desenvolvimento e crescimento. Enfim, foram realizadas várias ações em diferentes segmentos, com o objetivo de apoiar e incentivar nossos empreendedores a estarem sempre em busca de inovações e em constante crescimento, pois se a economia local estiver fortalecida, o município se desenvolve e a comunidade toda se beneficia deste crescimento”, explica a representante do município, Liciane Wuttke.
A execução do Cidade Empreendedora, também contou com ações práticas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, como consultorias gratuitas aos empreendedores locais, destacando cada vez mais, a importância do espaço para novos empreendedores dentro no município.
Com o objetivo de proporcionar oportunidades para a comunidade empreendedora, e demais munícipes, o Cidade Empreendedora auxilia em práticas essenciais para quem está iniciando no mercado, como por exemplo, vendas, consultorias de marketing, palestras e outros. A parceria entre Sebrae RS e Prefeitura, destaca a desburocratização de todo processo para a abertura de novas empresas, além de oferecer a toda comunidade, mais segurança para iniciarem em novas oportunidades.
“Este projeto apoia os pequenos negócios, buscando incentivar novos empreendedores e o fortalecimento e manutenção dos já existentes, com o intuito de gerar mais empregos e renda dentro do município. Para alcançar os objetivos foi ofertado apoio às pequenas empresas através de cursos, workshop, palestras e ações visando a desburocratização. Outro ponto de fundamental importância foi o incentivo a compras públicas locais, visando fazer circular os recursos no próprio município. Podemos citar ainda o trabalho de capacitação dos gestores públicos, para que estes tenham condições de criar um ambiente favorável aos empreendedores locais. Outra ação de muito valor foi o envolvimento dos alunos neste projeto, onde os professores foram treinados para realizar um trabalho com o objetivo de criar uma mentalidade empreendedora em nossas crianças”, finaliza, Liciane.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.